20 de setembro de 2021

Simão Martins Barbosa, aluno da escola Pintor José de Brito venceu o Prémio Escolar que presta homenagem à vida e à obra do escritor vianense, António Manuel Couto Viana, na sua 11.ªedição.

8 de julho de 2021

Ainda no âmbito da receção aos alunos do APJB, tivemos uma pequena dramatização de "A Terra é a nossa casa", um texto inédito de Joaquim Jorge Carvalho,  realizada por alunos do 5º A: Afonso Moreno, Guilherme Valadares, Guilherme Ribeiro, Rafael Ferreira, Rogério Penalva e Carina Santos. Também as alunas: Inês Gaspar e Íris Silva declamaram o poema "O testamento do gato",  de Luísa Ducla Soares, aos seus colegas do 4.ºano.

 

Cristina Ferreira

1 de julho de 2021

Receção aos alunos do 4.ºano do APJB

Hoje é notícia  ….como recebemos os novos colegas na escola sede.

Atividades dinamizadas pelos diferentes Departamentos acolhem os alunos do 4.º ano.

Jogos em defesa do planeta, hino ao ambiente com diferentes canções respeitando cada um e TODOS como estava plasmado no estendal dos Direitos Humanos. Sem, contudo, esquecer o empreendedorismo e o mundo do trabalho exercitando o raciocínio no jogo do xadrez.

Dos trilhos melódicos aos jogos esperamos que cada um dos nossos colegas do 4.º ano “trilhe” o seu percurso da melhor forma.

Isilda Silva

28 de junho de 2021

A nossa escola

Os alunos das turmas do 7ºA e 7ºC, aceitaram o desafio proposto na disciplina de TIC, criar um vídeo "A Nossa Escola". Para isso, em articulação com a disciplina de Português, realizaram uma entrevista que foi feita à Diretora da Escola, a Professora Teresa Marques, de forma a recolherem informação fidedigna.

 

Catarina Santos

24 de junho 2021

Projeto Geoparque – Semear o linho, colher património


  

No âmbito do Projeto Geoparque – Semear o linho, colher património, os alunos do 11º A e B, realizaram durante o mês de junho, uma apresentação acompanhada de atividades práticas e experimentais aos alunos de todas as turmas do 5º ano de escolaridade, sobre o ciclo do linho. Após uma breve apresentação sobre a classificação e caraterísticas desta planta, bem com o seu ciclo de vida, foi realizada uma atividade experimental – sementeira de linho- com recurso a um protocolo experimental elaborado pelos discentes do 11º ano, que incidia nos conteúdos relativos aos fatores abióticos e sua intervenção na germinação do linho.

Neste Domínio de Autonomia Curricular (DAC), a disciplina de Educação Tecnológica do 5º ano de escolaridade também contribuiu. Os alunos, pondo em prática a sua criatividade, construíram vasos, com recurso a materiais recuperados para a sementeira de linho, decorando-os com motivos ligados ao Património Local.

Os alunos dos diferentes graus de ensino, demonstraram nesta articulação vertical, bastante empenho e motivação, na realização de todas as atividades, cuja dinâmica centrada no papel dos discentes enquanto autores, proporcionou aprendizagens significativas.

Esta iniciativa proporcionou oportunidades para o exercício da cidadania ativa, de participação social, em contextos de partilha e de colaboração e de confronto de ideias sobre matérias da atualidade ligadas ao nosso património.

Olinda Ávila

14 de junho de 2021

Prémio Manuel Couto Viana

Simão Martins Barbosa, aluno da escola Pintor José de Brito, do sétimo ano, da turma A, venceu o Prémio Escolar que presta homenagem à vida e à obra do escritor vianense, António Manuel Couto Viana, na sua 11.ªedição.

Nesta iniciativa, Simão Barbosa apresentou-se como concorrente na modalidade de CONTO (tema livre) com “Agonia, a menina moça”.

É a aula de Português “palco” privilegiado para estas representações, particularmente quando há alunos como o Simão Barbosa que demonstra o sentir e o pulsar do aluno que gosta de aprender. Parabéns Simão.

Equipa BE

8 de junho de 2021

A melhor carta

Maria Laranjo Costa, aluna do 5.º D está de parabéns por ter ganho o primeiro lugar do concurso “A melhor carta”, promovido internacionalmente pela União Postal Universal (UPU). 

“Escreve uma carta a um familiar acerca da tua experiência com a Covid-19” foi o tema do Concurso "A Melhor Carta 2021", lançado pela Fundação Portuguesa das Comunicações, destinado a jovens entre os 9 e os 15 anos, distribuídos por dois escalões: o 1.º dos 9 aos 11 anos e o 2.º dos 12 aos 15 anos.

 aqui  a carta escrita pela Maria Costa, vencedora do 1.º prémio.

Equipa BE

8 de junho de 2021

Sacos do pão sustentáveis

Porque se acredita que as expressões artísticas, além do contributo decisivo para a formação integral da criança, permitem o desenvolvimento de processos de educação para a cidadania que lhe possibilite um relacionamento sustentável com o mundo que a rodeia, a Escola Básica de Santa Marta de Portuzelo desenvolveu, em parceria com a Junta de Freguesia, o projeto “Sacos do Pão, uma tradição em defesa do Ambiente”.

Este projeto, iniciado no primeiro período de 2019/2020, teve várias etapas devido à situação pandémica que se vive. A pretexto de um concurso de desenho, no qual todas as crianças do Jardim de Infância e da Escola participaram, e da valorização do património cultural local, foram trabalhadas noções como património e sustentabilidade. Um júri selecionou cinco desenhos que, mais tarde, foram estampados em sacos do pão.

Com muito agrado de todos, chegou o momento de os distribuir, o que aconteceu hoje, dia 1 de junho, Dia Mundial da Criança. Assim, com a presença dos elementos da Junta de Freguesia, o Vereador da Câmara Municipal do Ambiente, das representantes do APJBrito e da Associação de Pais, os sacos do pão com a estampagem dos desenhos vencedores do concurso foram entregues a todos os participantes no concurso de desenho e também aos novos alunos da escola.

Dada a situação pandémica, a distribuição foi feita em cada sala de atividades/aula, o que constituiu uma grande e agradável surpresa para os mais pequenos.

Desde já, os agradecimentos à Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo, na pessoa do seu Presidente, Professor Paulo Maciel, e à Câmara Municipal, através do seu Vereador do Ambiente, Professor Doutor Ricardo Carvalhido. Uma palavra de agradecimento, ainda, à representante da Associação de Pais da Escola, D. Rita Cunha. À Bibliotecária do APJBrito, que representou o Agrupamento, além de um agradecimento especial, os votos da continuação de um bom trabalho em prol da leitura e do desenvolvimento literácito dos alunos do Agrupamento.

A Coordenadora da Escola

Mª do Céu Santos

25 de maio de 2021

Boas Práticas na Pintor

" Mesmo longe das telecomunicações, também  aprendemos muitas informações."

Hoje, 25 de maio, a turma C do 11.ºano, que inclui alunos dos cursos de Ciências Socioeconómicas e Línguas e Humanidades, provou que uma aula no âmbito das TIC pode ser realizada sem tecnologias. Esta temática faz parte do programa de Geografia e docente e alunos decidiram partir para o espaço exterior da escola, aproveitando as boas condições atmosféricas, para uma reflexão conjunta, partilhando opiniões e experiências, de forma segura e higiénica.

Nos tempos que correm, é importante que se mantenha o distanciamento físico, mas que se promova o contacto social sem filtros, nem equipamentos.

                                                                                                                                                                                                          11.º Ano

5 de maio de 2021

Hora do Conto

Neste terceiro período, foram retomadas as sessões de leitura semanais na Biblioteca Escolar do Centro Escolar de Perre. Muitos são os leitores que têm demonstrado apetência e gosto pela leitura, oferecendo-se para ler em voz alta para os colegas. 

De entre os livros lidos destacam-se os seguintes: “Eu Acredito”, de David Machado; “As preocupações do Billy ” , de Antony Browne e “Chocolata” de Marisa Nunez.

Carla Pires

25 de abril de 2021

Comemoração do dia 25 de Abril

    

Leituras Dramatizadas

No âmbito das comemorações do dia 25 de Abril, os alunos do 9ºA (Rita Morgado, Irís Azevedo, Guilherme Barros e Matilde Fernandes) prepararam a leitura de dois textos alusivos ao tema, e apresentaram-na em todas as turmas dos quintos e sextos anos. Os textos intitulam-se  “25 de Abril… um dia especial”  (texto dramático) e “Carta a Salgueiro Maia” (escrita pela sua própria filha).

Foram grandes momentos de partilha entre alunos de escolaridades diferentes, tendo como ponto de partida a celebração da leitura!

A Equipa da BE

2 de maio de 2021

Projeto Miúdos a votos

Ato eleitoral

Decorreu, ao longo do dia 27 de abril, em todo o agrupamento, mais um ato eleitoral no âmbito do Projeto Miúdos a Votos. Todos os alunos, do primeiro ciclo ao ensino Secundário, dirigiram-se às mesas de voto para cumprir o seu direito de voto. Todo o processo foi devidamente organizado e escalonado, por turmas, de forma a serem cumpridas todas as normas de higiene e segurança. Todos os alunos participaram com empenho e entusiasmo, respeitando todas as diligências tomadas. Aguardamos os resultados!

Para acompanhar o desenvolvimento de todo o projecto clique aqui. (https://padlet.com/biblio_mabe/xkv86e7b144fd2pu)

A Equipa da BE

30 de abril de 2021

Um olhar sobre Berlim

"Outono de 1989. Pouco antes da queda do muro de Berlim, a mãe de Alex tem um ataque cardíaco e entra em coma. O triunfo do capitalismo acontece enquanto ela está inconsciente".
Em História A, a turma do 12ºB (Línguas e Humanidades) trabalhou a temática do fim da Guerra Fria e do modelo soviético, tendo explorado com especial atenção o filme "Goodbye Lenin!" de Wolfgang  Becker (2003). "Um olhar sobre Berlim" é o resultado de dois trabalhos vídeos realizados pelos alunos Ana Torres e Fábio Nunes, que aqui deixamos como partilha.
José Pacheco

15 de abril de 2021

Programa da Semana da Leitura

   

8 de abril de 2021

Ensino à distância, março de 2021

Estudos Módulo - Padrão sob orientação da professora Maria João Castro - Trabalhos dos alunos do 8º ano  (turmas A, B e C): Afonso Silva, Maria Rego, Martim Costa, Rita Delgado, Beatriz Pontes, Cátia Rolo, Joana Amaro, Letícia Martins, Margarida Antunes, Simão Araújo, Alexandre Franco, Clara Vieites e Mariana Rocha

                                      Bia Pontes, 8.ºB

 

21 de março de 2021

Trabalhos de Educação Visual da turma do 9ºC. 
Composição geométrica, formato A4, com recurso a caneta de gel e lápis de cor. Os trabalhos foram iniciados na escola e terminados em casa durante o ensino à distância. Os trabalhos também podem ser vistos no blog da professora: mjc-dascoisasnascemcoisas.blogspot.com.
Carolina Soares; Rodrigo Videira; Luana; Daniela Araújo. 
                                                                        
 
                                                                                                                                                                                        Prof.ª Maria João Castro
 
 

 

Criado com o Padlet

qr code

 

Catálogo Online

   

 

Cidadania

 

 

EXAMES

Informações e normativos legais

Informações e normativos legais
  Legislação Guia Geral de Exames 2021 Pré-Requisitos 2021 Resumo da Norma 02 Acesso ao Ensino Superior Candidatura online - pedido de senha DGES - Facebook      
>>

Atividades, jogos e enigmas

Era uma vez... a vida

"The yellow house" -  Vicent van Gogh

#NãoSejasUmaVítimaFácil

Recomendações de Segurança no E@D

 

Filme

 

 

 

 

Todos os dias que passam

Sem passares por aqui

São dias que me desgraçam

Por me privarem de ti.

Fernando Pessoa

 

Sugestões de Leitura

Lockdown - Inimigo Invisível, Peter May

09-03-2021 16:38
  Escrito há mais de quinze anos, este thriller presciente e cheio de suspense decorre numa cidade em quarentena e explora a experiência humana sob o domínio de um vírus assassino. Londres é o epicentro de uma pandemia global e a cidade está completamente confinada. a violência e a agitação...
>>

Itens: 2 - 2 de 577

<< 1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Agenda Cultural - setembro

Links úteis

Farmácias de Serviço

01-01-2021 09:59
Ao seu dispor as farmácias de serviço...  
>>

Itens: 1 - 1 de 5

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

 

 Sabias que... 

... os ovos comunicam uns com os outros?

...podes ter herpes nos teus neurónios?

... cada tonelada de papel reciclado salva 17 árvores!

... mais de 480 milhões de pessoas já jogaram Monopólio.

... há um milhão de biliões de formigas na Terra.

... hipopotomonstrosesquipedaliofobia é o medo de palavras longas.

... há mais estrelas no universo do que grãos de areia na Terra.

Procurar na página

© APJB Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode