12 de novembro de 2018

 CINEpoesia "O MAR"

As turmas do 7ºAno desenvolveram, em Português e em articulação com a Biblioteca Escolar, uma atividade do projeto “CINEpoesia” (Associação AoNorte).

Os alunos organizaram-se de forma a “desenhar” diferentes poemas sobre temática do mar, de acordo com as suas leituras. Foi uma tarefa difícil, mas bastante gratificante para todos os envolvidos. 

Parabéns aos alunos!

Os vídeos podem ser visualizados no sítio do Lugar do Real.

Isilda Silva

6  de novembro de 2018

Visita ao Museu do pão

Para iniciar a “Semana da Alimentação”, na passada sexta-feira, dia doze de outubro nós, os alunos da Escola Básica de Cardielos juntamente com os meninos de pré-escolar de Serreleis realizamos uma visita ao Núcleo Museológico do Pão, em Outeiro.

Nesta visita, a dona Lourdes mostrou-nos os utensílios antigos utilizados pelos nossos avós e bisavós no processo da elaboração do pão. Vimos alfaias agrícolas usadas na preparação da terra, para semear, colher e malhar o milho e o centeio.

A dona Alda mostrou-nos a masseira e como se juntavam os ingredientes (farinha de milho e de centeio, sal, água e fermento) para preparar a massa, que depois de benzida foi ao forno.

A visita terminou com a degustação da broa com o delicioso mel produzido na aldeia.

Foi uma visita de estudo muito interessante.

Texto coletivo dos alunos do 3º ano de Cardielos/ Prof.Conceição Cavalheiro Silva

2 de novembro de 2018

O outono trouxe à Biblioteca muita cor...foi o mês das Bibliotecas, o Halowen e o Dia de los Muertos!

Nos passados dias 1 e 2 de novembro, no âmbito da celebração do “Día de los Muertos”, os alunos de espanhol das turmas A e B de 9º ano realizaram um “Altar a los muertos” sendo essa celebração uma prática mexicana. Assim foi claramente proporcionado uma oportunidade, para os alunos, de aprofundar conhecimentos sobre a língua e cultura dos países de fala hispana, nomeadamente América Latina. 

A atividade permitiu também contribuir para a promoção do gosto pela língua, cultura e tradição dos países de fala hispana. Através da pesquisa de informações mas essencialmente através da realização e exposição do “Altar” os alunos puderem aprender e conhecer, fazendo.    

Helena Lages

M.L.

31 de outubro de 2018

A Pintor na 19ª Festa do Cinema Francês

O nosso Agrupamento marcou, mais uma vez, presença na 19ª Festa do Cinema Francês que decorre de 04 de Outubro a 11 de Novembro em Viana do Castelo. Esta atividade é da responsabilidade da Câmara Municipal de Viana do Castelo e está igualmente integrada no Plano Nacional de Cinema, no qual o nosso Agrupamento participa. 

Todos os alunos de Francês do sétimo ano estiveram presentes, no Teatro Sá de Miranda, para assistir ao filme de animação “Minga et la Cuillère Cassé” de Claye Edou. Minga é uma jovem órfã que vive com a sua madrasta Mami Kaba e a sua meia-irmã Abena. Um dia, enquanto lavava os pratos no rio, parte acidentalmente uma colher. Furiosa, Mami Kaba expulsa-a de casa, pedindo-lhe que encontrasse a única colher idêntica existente que teria sido escondida pela sua falecida mãe. É o início de uma aventura para a Minga na floresta, que nos mostra a capacidade de ultrapassar obstáculos e de não desistir dos nossos objetivos. 

Os nossos alunos tiveram a oportunidade de contactar com a língua francesa num contexto real através de uma longa-metragem de animação da Républica dos Camarões. O cinema como instrumento pedagógico de divulgação da francofonia.

Ana Isabel  Ferreira

 

25 de outubro de 2018

13ª Edição do Concurso Nacional de Leitura  2018 / 2019 

Tal como em anos anteriores e tendo sempre em vista o prazer de ler e o incentivo ao ato concreto de ler e de estar em contacto com os livros, o Plano Nacional de Leitura (PNL), promove, no ano letivo de 2018 / 2019, a 13ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL).

A participação no concurso está aberta, mediante inscrição, aos alunos dos 2º,  3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, qualquer que seja a sua nacionalidade. As inscrições devem ser feitas junto do professor de Português ou na Biblioteca Escolar, até ao dia 31 de outubro.

O Concurso Nacional de Leitura (CNL) 2018/2019 desenrola-se em três Fases consecutivas: Fase Escolar, Fase Municipal, Fase Intermunicipal e Fase Nacional. A Fase Escolar realiza-se na Biblioteca Escolar da escola sede, no dia 11 de dezembro, pelas 13.30. As obras seleccionadas são:

- 1º Ciclo

. “A Maior Flor do Mundo” ,José Saramago

- 2º Ciclo

          . “Filémon e Báucis”, Contos Gregos de António Sérgio

- 3º Ciclo

            . “Missão Impossível”, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada;

- Ensino Secundário

. “Frei Luís de Sousa”,  Almeida Garrett.

Boas Leituras!

A Equipa da BE

8 de outubro de 2018

Outubro - Mês Internacional da Biblioteca Escolar

Uma vez mais, as escolas assinalam o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), cujo tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL), é, este ano,  “Eu ♥  biblioteca escolar” .

Entre outras atividades sugeridas pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), a equipa da Biblioteca da Pintor propõe aos alunos, a colaboração na construção da “Árvore da Biblioteca”. Para isso basta criar uma frase original que ilustre a ligação que têm à biblioteca escolar e inscrevê-la, devidamente identificada, numa das folhas da “árvore”. A mesma frase deverá ainda ser postada no padlet deste Blog.

A frase mais criativa, selecionada pela equipa da BE, será premiada com um livro!

Participa e revela-nos a tua ligação com a BE!

Equipa BE /M.L.

14 de setembro de 2018

BOM ANO LETIVO 2018-19!

E cá estamos retomando o Projeto Ler+Mar!

A apresentação  que se segue intitula-se os  "Meninos do Mar".  Trata-se de um trabalho de movimento realizado em parceria com a Biblioteca Escolar (Projeto Ler+Mar), as disciplinas de Literacias, Educação Física e os alunos do 8ºB. Este trabalho partiu de excertos do conto “A Menina do Mar” de Sophia de Mello Breyner. A realização foi da responsabilidade da Associação Ao Norte e teve a sua apresentação pública no Teatro Sá de Miranda, no âmbito do evento “Histórias na Praça”.

Carla Pires

O Médico do Mar de Leo Timmers pelo grupo CEI

No âmbito do projecto Ler+ Mar, os alunos de Currículo Específico Individual trabalharam a obra O Médico do Mar de Leo Timmers, sugerida pelo Plano Nacional de Leitura.

Todo o texto foi trabalhado nas aulas de Português Funcional. Nas aulas de Autonomia Pessoal e Social e Atividades da Vida Diária foi produzida uma dramatização, na qual estão incluídos os adereços e caracterização de personagens. As filmagens e pós produção de vídeo foram realizadas nas aulas de TIC.

 

Carla Pires

 

 
Concurso Literacia 3Di
 
No passado dia 28 de fevereiro as alunas Tânia Martin Santos (5.º B), Maria Margarida Ribeiro (6.º B), Ana Carolina Rodrigues (7.º D), e Carolina Martins (8.º B) representaram o Agrupamento na fase distrital do concurso Literacia 3Di, que decorreu na Escola Secundária de Monserrate. Estas alunas foram contempladas pela Porto Editora com um livro, por terem vencido a primeira fase do concurso. Ficamos a aguardar os resultados da fase distrital.
 
Rui Carva

 

Feito com Padlet

Feito com Padlet

Sugestões de Leitura

O menino da Lua e Corre, corre, cabacinha, Alice Vieira

01-09-2012 09:03
Plano Nacional de Leitura Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma e/ou leitura com apoio do professor ou dos pais.(wook) Dê uma espreitadela...clique na imagem (catalivros)        
>>

Itens: 560 - 560 de 562

<< 558 | 559 | 560 | 561 | 562 >>
Ser Poeta
 
Ser Poeta é ser mais alto, é ser maior 
Do que os homens! Morder como quem beija! 
É ser mendigo e dar como quem seja 
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor! 
 
É ter de mil desejos o esplendor 
E não saber sequer que se deseja! 
É ter cá dentro um astro que flameja, 
É ter garras e asas de condor! 
 
É ter fome, é ter sede de Infinito! 
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim... 
É condensar o mundo num só grito! 
 
E é amar-te, assim, perdidamente... 
É seres alma e sangue e vida em mim 
E dizê-lo cantando a toda gente! 
 
Florbela Espanca, in "Charneca em Flor

EXAMES

Informações e normativos legais

Informações e normativos legais
  Legislação Guia Geral de Exames 2018 Pré-Requisitos 2018 Resumo da Norma 02 Acesso ao Ensino Superior Candidatura online - pedido de senha DGES - Facebook JNE - Facebook    
>>


 

Agenda Cultural - novembro

Etwinning Project

All equal, all different, all Europeans taking eco-friendly actions

 All equal, all different, all Europeans taking eco-friendly actions
Os alunos do 7º ano participaram no projeto eTwinning “All equal, all different, all Europeans taking eco-friendly actions”, que envolveu 20 professores e mais de 200 alunos de 8 escolas europeias: Bélgica, Croácia, Finlândia, Lituânia, Polónia, Roménia, Turquia e Portugal. Os alunos estiveram...
>>

Sabias que...

... os elefantes são os únicos animais que não conseguem saltar!

... uma torneira a pingar, mesmo que o pingo seja mínimo, pode desperdiçar mais de 190 litros de água por dia.

... cada tonelada de papel reciclado salva 17 árvores!

... a pedra-pomes, de origem vulcânica, é a única rocha que flutua.

... mais de 480 milhões de pessoas já jogaram Monopólio.

... há um milhão de biliões de formigas na Terra.

... hipopotomonstrosesquipedaliofobia é o medo de palavras longas.

... há mais estrelas no universo do que grãos de areia na Terra.

Sondagem

Gostas mais de:

Livros em papel (313) 88%

Livros digitais (43) 12%

Total de votos: 356

Procurar na página

© APJB Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode