12 de dezembro de 2019

O Teatro veio à Pintor

Os alunos do 3º ciclo assistiram, hoje, na cantina da escola, a uma divertida peça de teatro, pela Companhia Maria Paulos, intitulada “Deixemos o sexo em paz”. Esta comédia é uma abordagem divertida da sexualidade, no contexto das relações humanas e afetivas, suscitando uma reflexão importante para a formação pessoal e cívica dos alunos. 
A iniciativa da Equipa da Biblioteca Escolar articula-se com o Plano de Educação para Saúde (PES/PRESSE), a área de Cidadania e Desenvolvimento e o Projeto aLer+2027.
Parabéns a todos os alunos pela sua participação exemplar e um agradecimento especial à turma 9ºB, pela rápida reorganização do espaço da cantina.

M.L.

4 de novembro de 2019

100 Anos de Sophia (ebook)

M.L.

9 de novembro de 2019

14ª Edição do Concurso Nacional de Leitura  2019/2020

Tal como em anos anteriores e tendo sempre em vista o prazer de ler e o incentivo ao ato concreto de ler e de estar em contacto com os livros, o Plano Nacional de Leitura (PNL), promove, no ano letivo de 2019/2020, a 14ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL). 
A participação no concurso está aberta, mediante inscrição, aos alunos dos 1º, 2º,  3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, qualquer que seja a sua nacionalidade. As inscrições devem ser feitas junto do professor de Português ou na Biblioteca Escolar, até ao dia 16 de novembro. 
O Concurso Nacional de Leitura (CNL) 2019/2020 desenrola-se em três Fases consecutivas: Fase Escolar, Fase Municipal, Fase Intermunicipal e Fase Nacional. A Fase Escolar realiza-se na Biblioteca Escolar da escola sede, no dia 10 de dezembro, pelas 08.30.
As obras selecionadas são:
 
- 1º Ciclo
. “A Maior Flor do Mundo" de José Saramago
 
- 2º Ciclo
. “Filémon e Báucis”, Contos Gregos de António Sérgio
 
- 3º Ciclo
. “O Principezinho”, Antoine de Saint-Exupéry
 
- Ensino Secundário
. “Farsa de Inês Pereira” de Gil Vicente.
 
 
Boas Leituras!
A Equipa da BE

2 de novembro de 2019

As tradições do 31 de outubro e 1 de novembro

Uma vez mais a Biblioteca encheu-se de cor, pela mão dos alunos, com as decorações do Halloween e da tradição mexicana do dia de los Muertos. Na Mediateca assistiu-se  à Família Adams, filme falado e legendado em inglês.

Conheçamos a origem destas tradições.

A 31 de outubro, festeja-se nos países de língua inglesa o Dia das Bruxas ou Halloween. A festividade baseia-se numa antiga crença que, nessa noite, as almas dos mortos descem à terra nos locais onde nasceram.

Dia de los Muertos é também uma das tradições mexicanas mais conhecidas, comemorada entre os dias 31 de outubro e 02 de novembro. A sua origem remonta às civilizações pré-hispânicas, antes da chegada dos europeus, em que os povos locais preservavam crânios como troféus e os exibiam em rituais que simbolizavam a morte e o renascimento.

Feriado de Todos os Santos é para os católicos o dia dos fiéis defuntos, uma longa tradição entre as famílias portuguesas.

À semelhança do Halloween, também entre os lisboetas as crianças faziam peditórios nesta data. Depois do terramoto de 1755, que aconteceu a 1 de novembro, a população de Lisboa, face à fome e à miséria da época, aproveitou esta data para organizar um peditório, que resultou na tradição “Pão, por Deus”. Os pedintes recebiam pão, bolos (de onde veio o célebre pão de deus), vinho e outros alimentos para honrar os mortos e pedir pela sua alma. Este ritual cristão instituiu-se com crianças a pedir pelas portas, simbolizando as almas dos mortos que neste dia “erram pelo mundo».

M.L.

24 de outubro de 2019

MÊS DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES - TURMA 7ºB

"VAMOS IMAGINAR"- Ebook 

Os alunos da turma 7ºB, realizaram no contexto do Mês das Bibliotecas Escolares, uma atividade intitulada "Vamos Imaginar", desafio lançado, este ano, pela Internacional Association of School Librarianship (IASL). Da proposta e debate, realizados na aula de História, nasceram pequenos textos, que foram trabalhados na aula de Português, expressando os desejos reais dos alunos. Mostrando as suas habilidades informáticas, os alunos criaram ainda um "avatar", para associar ao seu texto. Orientada pelos respetivos docentes e elementos da equipa da BE, a atividade contou com a participação ativa e entusiasmada da turma, resultando num ebook final, com excertos dos textos produzidos. O cartaz do mês das Bibliotecas foi elaborado pelo docente Rui Parente.
Manuela Lopes e Conceição Matos

15 de outubro de 2019

Mês das Bibliotecas Escolares - Let's Imagine!

A    (IASL) convida as escolas "a pensar e celebrar a ligação entre livros, leitura e bibliotecas escolares e a imaginação".

Let´s do it!

Cartaz: Prof. Rui Parente

 

11 de outubro de 2019

"GET UP AND GOALS!

"GET UP AND GOALS! Global education time: na international network of learning and active schools for SDGs" é um projeto na área da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global (ED/ECG) promovido pelo IPVC, através da sua Escola Superior de Educação (ESE), nomeadamente, pelas docentes Luísa Neves e La Salete Coelho. Este projecto é financiado pela Comissão Europeia e pretende apoiar as escolas com formação e recursos na integração das questões da ED/ECG no currículo e na sua visão do mundo. Envolve 12 países (Áustria, Bulgária, Espanha, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa e Roménia) é liderado pela ONG italiana "Comitato Internazionale per lo Sviluppo dei Popoli" e estará em vigor até 2020.

À semelhança de outros projectos, o nosso Agrupamento mantém a sua parceria com a ESE, assumido, mais uma vez, uma participação ativa nas iniciativas desenvolvidas. É de salientar a participação dos docentes Maria de Jesus Ferreira, Joaquim Marques, Carla Pires e Maria do Céu Vilela. Para além, da Formação Contínua frequentada, o estes docentes marcaram presença no Seminário “Para, escuta e transforma: eco - aprendizagens em diferentes latitudes”, onde se apresentaram experiências de sala de aula no âmbito da temática Alterações Climáticas, procurando consciencializar os alunos para o impacto dos hábitos de consumo na saúde do nosso planeta e, recentemente, participaram no Seminário Internacional de Educação Intercultural que decorreu em Itália (Senigallia), “A Welcoming School”. Neste encontro discutiu-se amplamente a Escola que deve ser fiel à sua vocação educativa e identidade, acompanhando as pessoas e humanizando-as nas suas relações. É necessário transformar a sociedade pela aprendizagem coletiva e inovar à volta do mundo, sendo o acolhimento um princípio vital. Uma escola que promove o acolhimento, não valorizando apenas a identidade pessoal, mas que se associa à identidade global onde cada um se adapta.

A Escola deve ser um espaço de justiça, de corresponsabilidade e de autoridade, ajudando cada um a crescer, a saber habitar com o outro numa relação de comunhão, com uma dimensão ética interiorizada como forma de viver.

Acompanhem as nossas atividades através da seguinte página:

https://padlet.com/carla_pires/ceu_vilela

Carla Pires e Céu Vilela

 

1 de outubro de 2019 

UM DIA PARA REFLETIR E AGIR

A Pintor assinalou, hoje, o Dia Nacional da Água, para refletir sobre a enorme importância que este recurso tem nas nossas vidas e como podemos preservá-lo. Neste contexto, realizou-se uma ação de sensibilização nas turmas do 5.º ano de escolaridade, dinamizada por alunos do 7.ºC e ainda, trabalhos de divulgação que estão expostos na BE.

idoso 19
Comemorou-se também, hoje, o Dia do Idoso. Alunos da turma do 11.º ano, de Línguas e Humanidades, levaram às turmas do 7.º ano, um exercício de Cidadania, recorrendo à poesia, à reflexão sobre as relações com os mais velhos, e uma proposta para todos - ”Hoje abraça um idoso”. 
musica19
E porque hoje é também o Dia Mundial da Música, no intervalo da manhã, um grupo de alunos das turmas do secundário proporcionaram aos professores, um momento musical. E…foi a alegria da música popular!
Estas atividades, da iniciativa da equipa da Biblioteca Escolar, realizaram-se em articulação com o projeto aLer+2027 e a área de Cidadania e Desenvolvimento.
Parabéns aos alunos pela sua generosidade e sentido cívico!

Equipa BE

29 de agosto de 2019

Bem vindos ao ano letivo 2019 - 2020

Mensagem da Diretora

Vários são os desafios que, todos os dias, se colocam à escola. Em pleno século XXI, a ação da escola centra-se, cada vez mais, na valorização do aluno, enquanto principal protagonista da construção da sua aprendizagem. Mas preparar os alunos,  a nível do SABER e do FAZER, e também do SER, para um mundo caraterizado por uma ininterrupta e inevitável evolução, é um desafio que se coloca à escola dos nossos dias e também a todos com responsabilidade na educação das nossas crianças e dos nossos jovens.

Sabemos que a escola tem cada vez mais força no contexto da educação dos jovens e cada vez mais potência ao permitir a assimilação entre o mundo tecnológico, a realidade dos nossos alunos e os valores humanos. O Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito encara este desafio como uma missão e conta com todos para poder fazer mais e cada vez melhor.

Bem vindos ao ano letivo 2019-2020

A Diretora do Agrupamento

Maria Teresa Marques

Abertura do ano letivo

 

 

7 de agosto de 2019

Boas Férias!

E não te esqueças da leitura porque... ela nos torna mais felizes.

M.L.

23 de junho de 2019

CINEPOESIA - 8ºANO

Os alunos do 8º ano, orientados pela docente Isilda Silva e pelo técnico Alexandre Martins, realizaram um conjunto de interessantes vídeos, no âmbito do projeto CINEpoesia. Com o objetivo de abordar o texto poético através da criação audiovisual, o projeto desenvolve ainda a sensibilidade para a obra cinematográfica.

Parabéns a todos pela qualidade do trabalho apresentado!

Assista aos vídeos no Lugar do Real.

 

9 de junho de 2019

Apresentação Pública de Boas Práticas
 
“Para, escuta e transforma: eco - aprendizagens em diferentes latitudes"
 
O Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito esteve presente no Seminário “Para, escuta e transforma: eco - aprendizagens em diferentes latitudes”, promovido pela Escola Superior de Educação de Viana do Castelo, no âmbito das comemorações da Semana do Ambiente.
Os trabalhos que decorreram durante a manhã, organizaram-se em três painéis. O primeiro momento correspondeu à sessão de abertura e estiveram presentes os seguintes oradores: César Sá (Diretor da ESSE-IPVC), Joana Oliveira (Coordenadora do Projeto Eco-Escolas), Luísa Neves (Coordenadora do Projeto Get up and Goals) e Teresa Gonçalves (Coordenadora do Projeto Escolas Transformadoras). Em seguida tiveram a palavra Elluz Pernia e Maria Teresa Uruena, moderadas por La Salete Sá. Estas oradoras deram o seu testemunho relativamente ao trabalho que estão a desenvolver na Amazónia -“Pára, escuta e transforma: Interpelações da Amazónia” e “Amazónia: cuidar da casa comum”. No terceiro painel – “Partilha de Experiências”- marcaram presença três docente do Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito: Joaquim Marques, Céu Vilela e Carla Pires. Estes docentes apresentaram experiências de sala de aula com alunos do primeiro e terceiro ciclos, em actividades realizadas no âmbito da temática Alterações Climáticas, proposta na formação de docente integrada no Projeto Get up and Goals. As actividades desenvolvidas procuraram consciencializar os alunos para o impacto dos hábitos de consumo na saúde do nosso planeta.
Foi uma interessante troca de práticas e alargamento de horizontes locais e internacionais, em nome de uma causa comum.
Carla Pires

25 de maio de 2019

Dia da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento

O nosso Agrupamento participou no Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, que incluiu um ‘flashmob’, exposições e teatro, apresentados pelos alunos e alunas dos agrupamentos de escolas de Viana do Castelo. Participaram os alunos do 7ºD e 12ºA no âmbito das disciplinas de Literacias e EMRC e do Projeto “Get up and Goals” da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Este evento integra-se nos Encontros Interculturais que Viana do Castelo que acolhe ao longo de duas semanas, entre 17 de maio e 1 de junho. Estão a ser promovidas um conjunto de iniciativas que pretendem estimular a integração de cidadãos estrangeiros que estão a viver no concelho e que contam com a participação destes.

Carla Pires

O nosso Agrupamento participou no Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, que incluiu um ‘flashmob’, exposições e teatro, apresentados pelos alunos e alunas dos agrupamentos de escolas de Viana do Castelo. Participaram os alunos do 7ºD e 12ºA no âmbito das disciplinas de Literacias e EMRC e do Projeto “Get up and Goals” da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo.
Este evento integra-se nos Encontros Interculturais que Viana do Castelo que acolhe ao longo de duas semanas, entre 17 de maio e 1 de junho. Estão a ser promovidas um conjunto de iniciativas que pretendem estimular a integração de cidadãos estrangeiros que estão a viver no concelho e que contam com a participação destes.
Carla Pires

6 de maio de 2019

APJB no Concurso Nacional de Leitura 2019

Este ano letivo, a participação do nosso Agrupamento no Concurso Nacional (CNL) de Leitura atingiu a fase Intermunicipal, que decorreu em Viana do Castelo. Coube à Biblioteca Municipal de Viana do Castelo em parceria com os Professores Bibliotecários do conselho a organização deste evento que durante a manhã decorrei na EB23 Frei Bartolomeu dos Mártires (Prova Escrita) e durante a tarde, as provas de palco decorreram no Auditório Lima de Carvalho. Estiveram representados os conselhos de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Vila Nova de Cerveira e o nosso anfitrião, Viana do Castelo. Do nosso Agrupamento esteve presente o aluno Eric Belo, do Ensino Secundário. Relembramos que na fase anterior, a fase municipal, fomos representados por oito alunos, do primeiro ciclo ao ensino secundário: Soraia Póvoa (4º ano), Eduardo Lage Manso (4º ano), Duarte Fonte (6º ano), Cátia Rolo (6º ano), Marta Ramos (7º ano), Carolina Silva (9º ano), Inês Parente (12º ano) e Eric Belo (12º ano).

A Biblioteca Escolar felicita todos os participantes e agradece a colaboração de todos os docentes que se envolveram nas várias etapas.

Carla Pires

25 de abril de 2019

 M.L.

24 de abril de 2019

ENCONTRO NACIONAL PROJETO LER+ MAR

geocidMAREMREDEA Pintor estará hoje, dia 24, em Lisboa, a convite do PNL2027 e dos parceiros do Projeto Ler+ Mar, para participar  no Encontro Nacional das 10 escolas finalistas do projeto Ler+ Mar. O evento realiza-se no auditório do Jornal Público.
Em representação da nossa escola estarão os alunos Ana Torres e Diego Maraday, da turma 10ºB de Línguas e Humanidades, que serão acompanhados pela Professora Bibliotecária, Carla Pires e a Diretora do Agrupamento, Teresa Marques.
A equipa da Pintor irá apresentar uma pequena comunicação sobre as atividades do projeto Ler+ Mar, desenvolvido em articulação com o Geoparque, ACT, Cidadania e Desenvolvimento e a Biblioteca Escolar.

M.L.

20 de abril de 2019

Boa Páscoa!

mikaartblog

30 de março de 2019

Miúdos a votos - Eleição do Livro Mais Fixe

No passado dia 15 de março de 2019, entre as 8h:25 e as 14h:45, decorreu a eleição dos livros mais fixes no Centro Escolar de Santa Marta de Portuzelo e na Escola Sede do Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito. 
Ao longo do dia as mesas eleitorais dos 1º e 3º ciclos estiveram abertas para que os alunos pudessem exercer o seu direito de voto, livre e secreto.
Após o período de escrutínio, os dados foram enviados para aos responsáveis pela organização do concurso “Miúdos a Votos 2028-2029 e a ata de apuramento da eleição do livro mais fixe do nosso Agrupamento foi lida na sala das turmas / anos intervenientes no processo.
Os resultados nacionais serão divulgados no dia 31 de maio em cerimónia final de «Miúdos a Votos» que se realizará na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e em que todas as escolas envolvidas na iniciativa serão convidadas a assistir.
As Coordenadoras
Isabel Cruz, Carla Pires e Jesus Ferreira

27 de março de 2019

Contos na Rádio 

Retomaram-se os "Contos na Rádio", iniciativa das escolas do 1º ciclo e Jardins de Infância do nosso Agrupamento, integrada no Plano Nacional de Leitura e que conta com a colaboração da Rádio Alto Minho.
As emissões podem ouvir-se durante esta semana, no período da manhã. 
Assista à bela prestação de Cardielos.
Parabéns!
M.L.

21 de março de 2019

Dia Mundial da Poesia 

A Ana Rita lê Sophia e a Raquel Soares enviou um belo poema!

  

M.L.

20 de março de 2019

Meditação com taças tibetanas

Alunos da turma 10ºB e 12ºA, de Línguas e Humanidades, tiveram a oportunidade de participar, numa sessão de meditação com taças tibetanas, promovida pela equipa da BE e realizada pelo docente de Música, Paulo Pinto, a quem muito agradecemos. A atividade decorreu na Mediateca e foi muito gratificante para todos os presentes.

M.L.

 

Plano Nacional de Leitura

PNL 2020-2027

PNL 2020-2027
O projeto aLeR+, iniciado em 2008, é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura (PNL) e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) destinada a apoiar as escolas que pretendem desenvolver um ambiente integral de leitura, centrado na melhoria da compreensão leitora, no prazer de ler e no envolvimento...
>>

EXAMES

Informações e normativos legais

Informações e normativos legais
  Legislação Guia Geral de Exames 2019 Pré-Requisitos 2019 Resumo da Norma 02 Acesso ao Ensino Superior Candidatura online - pedido de senha DGES - Facebook JNE - Facebook    
>>

Sugestões de Leitura

O menino da Lua e Corre, corre, cabacinha, Alice Vieira

01-09-2012 09:03
Plano Nacional de Leitura Livro recomendado para o 1º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma e/ou leitura com apoio do professor ou dos pais.(wook) Dê uma espreitadela...clique na imagem (catalivros)        
>>

Itens: 566 - 566 de 568

<< 564 | 565 | 566 | 567 | 568 >>
 

 

É Natal, nunca estive tão só.

Nem sequer neva como nos versos
do Pessoa ou nos bosques
da Nova Inglaterra.
Deixo os olhos correr
entre o fulgor dos cravos
e os dióspiros ardendo na sombra.
Quem assim tem o verão
dentro de casa
não devia queixar-se de estar só,
não devia.

Eugénio de Andrade


 

Agenda Cultural - dezembro

Etwinning Project

All equal, all different, all Europeans taking eco-friendly actions

 All equal, all different, all Europeans taking eco-friendly actions
Os alunos do 7º ano participaram no projeto eTwinning “All equal, all different, all Europeans taking eco-friendly actions”, que envolveu 20 professores e mais de 200 alunos de 8 escolas europeias: Bélgica, Croácia, Finlândia, Lituânia, Polónia, Roménia, Turquia e Portugal. Os alunos estiveram...
>>

Procurar na página

© APJB Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode