Ler Camões
23-02-2025 18:24
Ler Camões
Ler Camões através de uma leitura simultânea de textos camonianos ou a partir da sua obra, tal como é sugerido pela RBE e em colaboração com a BE do Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito foi dar corpo ao nobre incitamento do nosso grande poeta “Que exemplos a futuros escritores, /Para espertar engenhos curiosos, /Para porem as coisas em memória, /Que merecerem ter eterna glória!” (Luís de Camões, Os Lusíadas, canto VII, est.82).
Todo o Agrupamento se envolveu e se superou para cumprir tal desiderato. Representantes da direção, professores, assistentes operacionais e administrativos e alunos conjugaram esforços e imbuídos de uma só vontade quiseram [por as coisas em memória] - uma sintonia sincrónica!
Pela entrega, pela colaboração, pela dedicação que consagraram a esta iniciativa só posso dizer que merecem um eterno reconhecimento.
Acredito que estas atividades inviabilizarão a assunção por cada um dos intervenientes o tão sentido e amargamente proferido pelo nosso Poeta “(…) que a razão/ De algum não ser por versos excelente, /É não se ver prezado o verso e rima, / Porque, quem não sabe arte, não na estima! (ibidem, canto V, est.97).
Digo-o pelo brilho espelhado em cada olhar em todas as modalidades de leitura levadas a cabo: dramatização do poema “Verdes são os campos”, leitura em sala de aula de um poema de Camões, leitura do poema “Mudam-se os tempos mudam-se as vontades”, em diferentes línguas (Inglês, Espanhol, Francês e Alemão) e sotaques (Português do Brasil), flashmob na cantina da escola, tendo por referência o sugerido na RBE, respetivamente, Ler Camões: juntos na escola, Ler Camões: sinfonia multilingue/Leitura em sequência, Ler Camões: em movimento.
Foi um trabalho colaborativo numa perspetiva tão horizontal quanto vertical que congregou toda a comunidade escolar.
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