10 de maio de 2024

A liberdade e o exercício da cidadania também se aprendem na escola – contributo para as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 na EB de Santa Marta de Portuzelo

No passado dia 30 de abril, na EB de Santa Marta de Portuzelo, comemorou-se, mais uma vez, a Revolução dos Cravos e, desta feita, os seus 50 anos. O trabalho realizado traduziu a dinâmica alcançada com o projeto “Crescer com ARTE” da disciplina de Oferta Complementar e, à semelhança de outras iniciativas no mesmo âmbito, materializou os pressupostos e objetivos do Projeto “Crianças e Jovens – Cidadãos, Hoje!”, nomeadamente possibilitar às crianças a aprendizagem da cidadania pelo exercício cidadão no espaço público, neste caso o da sua Escola.

Com o pretexto de inaugurar uma obra de arte que perpetuasse o contributo da Escola para as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, os alunos do quarto ano de escolaridade e os seus docentes, os professores Hélder Marques e Joaquim Marques, organizaram e operacionalizaram mais um momento de produção cultural que, durante a manhã, ofereceram à Escola e, ao fim da tarde, aos seus pais e demais convidados (Presidente da Junta de Freguesia, Direção do Agrupamento e alguns amigos que têm acompanhado o seu percurso escolar no 1.º ciclo – o Senhor Agostinho Mendes, a Presidente da Associação de Pais, estagiárias, uma doutoranda e docentes da Escola Superior de Educação do Instituo Politécnico de Viana do Castelo). Para o efeito, declamaram poesia produzida em tempo de ditadura (David Mourão-Ferreira, Jorge de Sena, Sophia de Mello Breyner Andresen, António Gedeão e José Carlos Ary dos Santos) e já depois do 25 de Abril (José Jorge Letria), e procederam à leitura dramatizada da obra O Tesouro, de Manuel António Pina.

A atividade culminou com a inauguração formal de um painel de azulejo afixado no exterior da Escola elaborado a partir do desenho de dois alunos do quarto ano (Gonçalo Vieira, da turma SM4A e Jéssica Resende, da turma SM4B), pelo Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo e pela Adjunta da Direção, Professora Brígida Soares.

A atividade levada a efeito, plena de aprendizagens potencialmente significativas para os alunos envolvidos e indutora de outras tantas para todas as crianças da Escola nos domínios da História de Portugal, do Português e das Expressões Artísticas, constituiu-se como mais um momento forte de aprendizagem da liberdade e da cidadania. Foi um espaço e um tempo em que se cumpriu Abril – a educação e a cultura estiveram de mãos dadas e a escola exerceu, sobremaneira, uma das suas funções maiores, ou seja, contribuir para a construção de sentidos.

Joaquim Marques de Oliveira

Coordenador do Projeto “Crianças e Jovens – Cidadãos, Hoje!”

 
8 de maio de 2024
 
 

Todas as crianças precisam de alguém que se preocupe com elas. Esta é a verdade! E o nosso Agrupamento faz deste axioma o seu lema - todos os anos propicia aos alunos que vão mudar de ciclo de estudos e/ou “escolinha” um dia na nova escola.

Este ano não foi exceção, pois continuamos a acreditar que uma boa integração potencia um melhor desempenho tanto pessoal como académico.

Desejamos, por isso que cada criança ao [ver] / as pessoas que se cruzam, no início da/manhã, sem pensarem com quem se cruzam/ em cada início de manhã 1(…) sinta vontade e gosto de ir para a escola.

Nuno Júdice | "A pura inscrição do amor", pág. 27 | Publicações Dom Quixote, 1.ª edição. Jan. 2018

 
7 de maio de 2024
 
Projeto Gera t - Aprender "in loco"
Cada vianense dê voz à lenda e diga em Vi[Ana]  Vi[linho]. 
 
No dia 6 de maio, a turma do 7B da escola Pintor José de Brito, de Santa Marta de Portuzelo, esteve na Escola de Hotelaria e Turismo para apresentar o seu trabalho no âmbito do projeto Gera t.
No âmbito desse projeto Gera t, a turma do 7B teve como meta criar algo que deixasse uma marca para o futuro da comunidade onde a escola se insere. Atendendo aos vários atrativos turísticos da freguesia, a escolha recaiu sobre o Núcleo Museológico de Santa Marta, criado em 2017. 
Para melhor divulgar e dinamizar o espaço, a turma criou um vídeo promocional. O objetivo final é que este espaço ganhe notoriedade e que fique aberto pelo menos nos meses da época alta. O público-alvo é todas as pessoas que estejam interessadas em conhecer e preservar o património da região.
O trabalho apresentado na Escola de Hotelaria e Turismo foi um ponto de partida para este projeto embrionário, pelo que no próximo ano letivo se preveja dar continuidade. 
 
 
Hugo Martins
 
6 de maio de 2024
 
Os alunos do 5.º Ano deram as boas-vindas aos colegas do 4.º
 
No seguimento da atividade realizada na semana da leitura, a exploração da história "The Dot", de Peter Reynolds, por parte dos alunos do quarto e quintos anos, no dia da receção aos alunos do quarto ano, os alunos do quinto receberam os colegas que tinham deixado no ano anterior, para juntos “deixarem a sua marca” no Bloco B. Um trabalho de articulação e companheirismo que permitiu, não só o desenvolvimento linguístico, mas também reforçar laços de solidariedade, salientando a importância da resiliência e do papel de cada um de nós no desenvolvimento do outro. Porque,  “If I can make little dots, I can make big dots too.”
 
Lia  Cunha
 
 
Dia das Ciências - Receção aos alunos do 4.º ano
 
No passado dia 3 de maio os alunos da escola sede dos 9.º, 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade receberam nos Laboratórios de Física, Química, Biologia, Matemática e Informática os alunos do 4.º ano das diferentes escolinhas do agrupamento.
 
Foi com muita satisfação que assistimos à prestação entusiástica dos alunos,  quando exploraram as diferentes atividades. Foram abordados e contextualizados, no quotidiano dos alunos, temas como o som, impulsão, densidade, pressão, miscibilidade de líquidos, indicadores ácido-base, as condições ideais de pH do solo para o cultivo  do cravo vermelho – Dianthus caryophyllus – símbolo da Revolução dos Cravos, entre outras atividades.
 
Foi um dia muito animado e uma experiência fantástica para todos, uma atividade a repetir no próximo ano letivo!
 
 
 
29 de abril de 2024
 
Churros con lecturas
 
No âmbito da semana da leitura, os alunos de Espanhol do 7°, 8° e 12° ano comemoraram com entusiasmo o dia do livro. Assim,  ouviram e leram a lenda de São Jorge, seguindo-se a degustação de churros com chocolate. Esta atividade permitiu aos alunos conhecerem a tradição catalã de oferecer rosas e livros no dia 23 de abril, provarem um doce típico do país vizinho, churros, promovendo deste modo o prazer da leitura.
 
Marilene Esteves
 
27 de abril de 2024
 
Memórias do 25 de Abril
 
No âmbito da celebração dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril de 1974, o grupo disciplinar de História dinamizou a exposição intitulada “Onde estavas no 25 de Abril?”. Os alunos dos 5.º, 6.º e 7.º anos de escolaridade foram desafiados a entrevistar os avós, a fim de perceberem como era a vida na época do Estado Novo, se os avós tinham participado na guerra do Ultramar e/ou se as avós tinham sido madrinhas de guerra… Para além disso, procurou-se ter a perceção do que estavam a fazer nesse dia histórico, que sentimentos e emoções tiveram, sobre o dia que marcou indelevelmente o curso do país e a vida dos portugueses.
Para aqueles que estavam impossibilitados de fazer entrevistas, nomeadamente os alunos oriundos de outros países e que entraram há pouco tempo no sistema de ensino português, procurou-se trabalhar um conjunto biografias de personalidades que tiveram impacto relevante naquela que foi chamada Revolução dos Cravos, como Celeste Caeiro, Salgueiro Maia, Mário Soares, Álvaro Cunhal ou Otelo Saraiva de Carvalho, entre outros.
 
 
Professores Hugo Martins, Maria Gouveia e Isabel Furtado
 
26 de abril de 2024
A semana da leitura do APJB
 
Da música tradicional, com o som dos bombos, ao teatro houve tanto para aprender, divertir, sonhar, fazer…
 
“Entre-tanto”,   as leituras, o eco-chá, o  café com poesia, as pinturas, as exposições,  as ilustrações, as palavras cruzadas, e o terminar apoteótico com “A liberdade está a passar por aqui”,  por ITINERANTENREDO vivemos esta semana em pleno com o contributo de todos para todos.
 
Uma escola viva que procura a chama-viva do saber: a leitura nas suas múltiplas dimensões. Só possível pelo trabalho interpares, pelo trabalho colaborativo pela entrega de toda a comunidade escolar.
 
OBRIGADA!
 
 

A exposição do Clube de Francês - Murais de Viana do Castelo em fotografia

"As Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril" tiveram também a prestimosa colaboração do Clube de Francês que teve como propósito recolher, selecionar e expor fotografias de diferentes murais da nossa cidade.

  
Ana Isabel Ferreira
 
25 de abril de 2024
 
The Dot, by Peter H, Reynolds
 
Entre os dias 15 e 19 de abril a atividade “reading activities and dramatizations” helped the students to believe  they are able to do what they want…
Ler  "The Dot, by Peter H. Reynolds" foi levar os alunos do 5.ºano a ver como a leitura nos ajuda  a ser criativos, persistentes e autoconfiantes.
 
 
  
Paula Braga
 
24 de abril de 2024
 
25A74: caderneta c/ 25 cromos
 
Cromo n.º25 - Salgueiro Maia (01.07.1944 - 03,.04.1992)
 
 
Salgueiro Maia, capitão sem medo 
Lê mais sobre Salgueiro Maia
 
 
"Caderneta de Cromos" - Exposição na Biblioteca Escolar
 
 
Pintar abril é pintar a liberdade.
 
Os muros da escola são, hoje, 25  de abril de 2024, as pinturas da nossa juventude.
 
 
 
 
 
 

 

 

    

 

 

 

Semana da Leitura

Semana da Leitura 2023-24

25-04-2024 20:50
  15 a 26 de abril de 2024   Escola sede   EPE e 1.º...
>>

Clube de leitura

Boas Festas

24-01-2023 19:05
O Clube de Leitura deseja Boas Festas de uma maneira muito especial...
>>

Itens: 7 - 7 de 22

<< 5 | 6 | 7 | 8 | 9 >>

Associação de Estudantes

Atividades

Atividades
    28 de março de 2024   Dia Mundial da Árvore - AEEPJB   Na passada quinta-feira, dia 21 de março, celebrou-se o Dia Mundial da Árvore e a Associação de Estudantes não podia deixar passar este...
>>

 

"10 minutos a ler"

 

 

 

Escrita criativa 

    

Já podes ler online a tua revista preferida.

Informa-te na BE

 

Cidadania

Por teu livre pensamento
 
Foram-te longe encerrar.
Tão longe que o meu lamento
Não te consegue alcançar
E apenas ouves o vento
E apenas ouves o mar.
 
Levaram-te a meio da noite:
A treva tudo cobria.
Foi de noite, numa noite
De todas a mais sombria.
Foi de noite, foi de noite,
E nunca mais se fez dia.
 
Ai dessa noite o veneno
Persiste em me envenenar.
Oiço apenas o silêncio
Que ficou no teu lugar
Ao menos ouves o vento!
Ao menos ouves o mar!
 
David Mourão-Ferreira

Sugestões de Leitura

O Miúdo Advogado, John Grisham

28-09-2023 16:16
Na pequena cidade de Strattenburg há muitos advogados e, embora tenha apenas treze anos, Theo Boone julga-se um deles. Theo conhece todos os juízes, polícias e funcionários do tribunal, e sabe imenso sobre leis. Sonha com um futuro na sala do tribunal, mas dá por sim numa muito antes do esperado....
>>
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Visite!

 Agenda Cultural - abril

EXAMES

Informações e normativos legais

Informações e normativos legais
  Legislação Guia Geral de Exames 2021 Pré-Requisitos 2021 Resumo da Norma 02 Acesso ao Ensino Superior Candidatura online - pedido de senha DGES - Facebook      
>>

Procurar na página

© APJB Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode