12 de dezembro de 2019
O Teatro veio à Pintor
M.L.
4 de novembro de 2019
100 Anos de Sophia (ebook)
M.L.
9 de novembro de 2019
14ª Edição do Concurso Nacional de Leitura 2019/2020
2 de novembro de 2019
As tradições do 31 de outubro e 1 de novembro
Uma vez mais a Biblioteca encheu-se de cor, pela mão dos alunos, com as decorações do Halloween e da tradição mexicana do dia de los Muertos. Na Mediateca assistiu-se à Família Adams, filme falado e legendado em inglês.
Conheçamos a origem destas tradições.
A 31 de outubro, festeja-se nos países de língua inglesa o Dia das Bruxas ou Halloween. A festividade baseia-se numa antiga crença que, nessa noite, as almas dos mortos descem à terra nos locais onde nasceram.
O Dia de los Muertos é também uma das tradições mexicanas mais conhecidas, comemorada entre os dias 31 de outubro e 02 de novembro. A sua origem remonta às civilizações pré-hispânicas, antes da chegada dos europeus, em que os povos locais preservavam crânios como troféus e os exibiam em rituais que simbolizavam a morte e o renascimento.
O Feriado de Todos os Santos é para os católicos o dia dos fiéis defuntos, uma longa tradição entre as famílias portuguesas.
À semelhança do Halloween, também entre os lisboetas as crianças faziam peditórios nesta data. Depois do terramoto de 1755, que aconteceu a 1 de novembro, a população de Lisboa, face à fome e à miséria da época, aproveitou esta data para organizar um peditório, que resultou na tradição “Pão, por Deus”. Os pedintes recebiam pão, bolos (de onde veio o célebre pão de deus), vinho e outros alimentos para honrar os mortos e pedir pela sua alma. Este ritual cristão instituiu-se com crianças a pedir pelas portas, simbolizando as almas dos mortos que neste dia “erram pelo mundo».
M.L.
24 de outubro de 2019
MÊS DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES - TURMA 7ºB
"VAMOS IMAGINAR"- Ebook
15 de outubro de 2019
Mês das Bibliotecas Escolares - Let's Imagine!
A (IASL) convida as escolas "a pensar e celebrar a ligação entre livros, leitura e bibliotecas escolares e a imaginação".
Let´s do it!
Cartaz: Prof. Rui Parente
11 de outubro de 2019
"GET UP AND GOALS!
"GET UP AND GOALS! Global education time: na international network of learning and active schools for SDGs" é um projeto na área da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global (ED/ECG) promovido pelo IPVC, através da sua Escola Superior de Educação (ESE), nomeadamente, pelas docentes Luísa Neves e La Salete Coelho. Este projecto é financiado pela Comissão Europeia e pretende apoiar as escolas com formação e recursos na integração das questões da ED/ECG no currículo e na sua visão do mundo. Envolve 12 países (Áustria, Bulgária, Espanha, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa e Roménia) é liderado pela ONG italiana "Comitato Internazionale per lo Sviluppo dei Popoli" e estará em vigor até 2020.
À semelhança de outros projectos, o nosso Agrupamento mantém a sua parceria com a ESE, assumido, mais uma vez, uma participação ativa nas iniciativas desenvolvidas. É de salientar a participação dos docentes Maria de Jesus Ferreira, Joaquim Marques, Carla Pires e Maria do Céu Vilela. Para além, da Formação Contínua frequentada, o estes docentes marcaram presença no Seminário “Para, escuta e transforma: eco - aprendizagens em diferentes latitudes”, onde se apresentaram experiências de sala de aula no âmbito da temática Alterações Climáticas, procurando consciencializar os alunos para o impacto dos hábitos de consumo na saúde do nosso planeta e, recentemente, participaram no Seminário Internacional de Educação Intercultural que decorreu em Itália (Senigallia), “A Welcoming School”. Neste encontro discutiu-se amplamente a Escola que deve ser fiel à sua vocação educativa e identidade, acompanhando as pessoas e humanizando-as nas suas relações. É necessário transformar a sociedade pela aprendizagem coletiva e inovar à volta do mundo, sendo o acolhimento um princípio vital. Uma escola que promove o acolhimento, não valorizando apenas a identidade pessoal, mas que se associa à identidade global onde cada um se adapta.
A Escola deve ser um espaço de justiça, de corresponsabilidade e de autoridade, ajudando cada um a crescer, a saber habitar com o outro numa relação de comunhão, com uma dimensão ética interiorizada como forma de viver.
Acompanhem as nossas atividades através da seguinte página:
https://padlet.com/carla_pires/ceu_vilela
Carla Pires e Céu Vilela
1 de outubro de 2019
UM DIA PARA REFLETIR E AGIR
A Pintor assinalou, hoje, o Dia Nacional da Água, para refletir sobre a enorme importância que este recurso tem nas nossas vidas e como podemos preservá-lo. Neste contexto, realizou-se uma ação de sensibilização nas turmas do 5.º ano de escolaridade, dinamizada por alunos do 7.ºC e ainda, trabalhos de divulgação que estão expostos na BE.
Equipa BE
29 de agosto de 2019
Bem vindos ao ano letivo 2019 - 2020
Mensagem da Diretora
Vários são os desafios que, todos os dias, se colocam à escola. Em pleno século XXI, a ação da escola centra-se, cada vez mais, na valorização do aluno, enquanto principal protagonista da construção da sua aprendizagem. Mas preparar os alunos, a nível do SABER e do FAZER, e também do SER, para um mundo caraterizado por uma ininterrupta e inevitável evolução, é um desafio que se coloca à escola dos nossos dias e também a todos com responsabilidade na educação das nossas crianças e dos nossos jovens.
Sabemos que a escola tem cada vez mais força no contexto da educação dos jovens e cada vez mais potência ao permitir a assimilação entre o mundo tecnológico, a realidade dos nossos alunos e os valores humanos. O Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito encara este desafio como uma missão e conta com todos para poder fazer mais e cada vez melhor.
Bem vindos ao ano letivo 2019-2020
A Diretora do Agrupamento
Maria Teresa Marques
7 de agosto de 2019
Boas Férias!
E não te esqueças da leitura porque... ela nos torna mais felizes.
M.L.
23 de junho de 2019
CINEPOESIA - 8ºANO
Os alunos do 8º ano, orientados pela docente Isilda Silva e pelo técnico Alexandre Martins, realizaram um conjunto de interessantes vídeos, no âmbito do projeto CINEpoesia. Com o objetivo de abordar o texto poético através da criação audiovisual, o projeto desenvolve ainda a sensibilidade para a obra cinematográfica.
Parabéns a todos pela qualidade do trabalho apresentado!
Assista aos vídeos no Lugar do Real.
9 de junho de 2019
25 de maio de 2019
Dia da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento
O nosso Agrupamento participou no Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, que incluiu um ‘flashmob’, exposições e teatro, apresentados pelos alunos e alunas dos agrupamentos de escolas de Viana do Castelo. Participaram os alunos do 7ºD e 12ºA no âmbito das disciplinas de Literacias e EMRC e do Projeto “Get up and Goals” da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Este evento integra-se nos Encontros Interculturais que Viana do Castelo que acolhe ao longo de duas semanas, entre 17 de maio e 1 de junho. Estão a ser promovidas um conjunto de iniciativas que pretendem estimular a integração de cidadãos estrangeiros que estão a viver no concelho e que contam com a participação destes.
Carla Pires
6 de maio de 2019
APJB no Concurso Nacional de Leitura 2019
Este ano letivo, a participação do nosso Agrupamento no Concurso Nacional (CNL) de Leitura atingiu a fase Intermunicipal, que decorreu em Viana do Castelo. Coube à Biblioteca Municipal de Viana do Castelo em parceria com os Professores Bibliotecários do conselho a organização deste evento que durante a manhã decorrei na EB23 Frei Bartolomeu dos Mártires (Prova Escrita) e durante a tarde, as provas de palco decorreram no Auditório Lima de Carvalho. Estiveram representados os conselhos de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Vila Nova de Cerveira e o nosso anfitrião, Viana do Castelo. Do nosso Agrupamento esteve presente o aluno Eric Belo, do Ensino Secundário. Relembramos que na fase anterior, a fase municipal, fomos representados por oito alunos, do primeiro ciclo ao ensino secundário: Soraia Póvoa (4º ano), Eduardo Lage Manso (4º ano), Duarte Fonte (6º ano), Cátia Rolo (6º ano), Marta Ramos (7º ano), Carolina Silva (9º ano), Inês Parente (12º ano) e Eric Belo (12º ano).
A Biblioteca Escolar felicita todos os participantes e agradece a colaboração de todos os docentes que se envolveram nas várias etapas.
Carla Pires
25 de abril de 2019
M.L.
24 de abril de 2019

M.L.
20 de abril de 2019
Boa Páscoa!
mikaartblog
30 de março de 2019
Miúdos a votos - Eleição do Livro Mais Fixe
Ao longo do dia as mesas eleitorais dos 1º e 3º ciclos estiveram abertas para que os alunos pudessem exercer o seu direito de voto, livre e secreto.
Após o período de escrutínio, os dados foram enviados para aos responsáveis pela organização do concurso “Miúdos a Votos 2028-2029 e a ata de apuramento da eleição do livro mais fixe do nosso Agrupamento foi lida na sala das turmas / anos intervenientes no processo.
Os resultados nacionais serão divulgados no dia 31 de maio em cerimónia final de «Miúdos a Votos» que se realizará na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e em que todas as escolas envolvidas na iniciativa serão convidadas a assistir.
27 de março de 2019
Contos na Rádio
21 de março de 2019
Dia Mundial da Poesia
A Ana Rita lê Sophia e a Raquel Soares enviou um belo poema!
M.L.
20 de março de 2019
Meditação com taças tibetanas
Alunos da turma 10ºB e 12ºA, de Línguas e Humanidades, tiveram a oportunidade de participar, numa sessão de meditação com taças tibetanas, promovida pela equipa da BE e realizada pelo docente de Música, Paulo Pinto, a quem muito agradecemos. A atividade decorreu na Mediateca e foi muito gratificante para todos os presentes.
M.L.
Plano Nacional de Leitura
PNL 2020-2027
———
EXAMES
Informações e normativos legais
———
Sugestões de Leitura
Astérix - A Filha de Vercingétorix, de Jean-Yves Ferri; Ilustração: Didier Conrad
09-12-2019 19:27É Natal, nunca estive tão só.
Nem sequer neva como nos versos
do Pessoa ou nos bosques
da Nova Inglaterra.
Deixo os olhos correr
entre o fulgor dos cravos
e os dióspiros ardendo na sombra.
Quem assim tem o verão
dentro de casa
não devia queixar-se de estar só,
não devia.
Eugénio de Andrade
Etwinning Project
All equal, all different, all Europeans taking eco-friendly actions
———