19 de junho de 2024
 
Campanha de recolha para a associação RAV - Resgate Adoção Viana
 
No âmbito do projeto "Academia de líderes Ubuntu" e da unidade didática sobre a solidariedade e empreendedorismo lecionada na disciplina de Espanhol "El mundo en un clik", a aluna Beatriz Monteiro organizou e dinamizou com a colaboração dos alunos da sua turma, 9.º C, uma campanha de recolha para a associação RAV - Resgate Adoção Viana.  
Após a divulgação desta iniciativa no recinto escolar e nas redes sociais a campanha culminou com a entrega de bens alimentares para cães e gatos. Recolha conseguida no decorrer da atividade CAMINHAR/PEDALAR SOLIDÁRIO, PELA SAÚDE E AMBIENTE que aconteceu na escola no dia 13 de junho.
 
Os alunos do 9.º C, em nome da RAV e dos nossos amigos de quatro patas, agradecem à comunidade educativa os donativos angariados. 
 
 
 Marilene Esteves
 
18 de junho de 2024
 
13 de junho - CAMINHAR/PEDALAR SOLIDÁRIO, PELA SAÚDE E AMBIENTE
 
A atividade abriu com o prestigiado grupo de bombos e cabeçudos e seguiu com o “caminhar” ou o “pedalar” , segundo a vontade ou aptidão de cada um, sem esquecer de cumprir as regras de segurança!
 
Todos pelo ambiente,  pela saúde, pela proteção dos animais!
 
 
18 de junho de 2024
 

Democracia e Participação no APJB

No decorrer do ano letivo, os alunos do oitavo D participaram no Projeto Democracia e Participação | 50 anos de Abril | Orienta-te pela Liberdade do APJB com pesquisas e trabalhos integrados no Domínio de Autonomia Curricular (DAC)_Migrações, Refugiados e Direitos das Mulheres que foram compilados em suporte digital.

Trabalho realizado pelos alunos do 8.ºD

 
 
18 de junho de 2024
 
Projeto “Desporto Sobre Rodas” – 5 de junho, comemoração do Dia Mundial do Ambiente
 
No sentido de encerrar o Projeto “Desporto Sobre Rodas”, no âmbito do Desporto Escolar, no presente ano letivo, fazendo jus aos pressupostos que estiveram na base da sua conceção, os alunos do 4.º ano da EB de Santa Marta de Portuzelo (turmas SM4A e SM4B), no passado dia 5 de junho, fizeram uma visita de estudo a Vila Real.
 
A manhã foi preenchida com a deslocação à Escola Fixa de Segurança. Neste espaço, as crianças participantes, através da prática de condução de veículos em contexto especificamente organizado para o efeito (arruamentos, passadeiras e sinalética) e devidamente orientado por técnicos especializados, tiveram oportunidade de se confrontar com os desafios de segurança que se colocam quando se circula na rua ou em estrada. Puderam, ainda, experimentar a condução de veículos motorizados, em simuladores.
 
Depois de um almoço ao ar livre num parque junto ao rio Corgo, a tarde foi ocupada com a visita ao Centro de Ciência da cidade, na margem direita do rio, o que permitiu o contacto direto e ativo com a natureza. O Centro organizou atividades de observação e recolha de espécies vegetais e animais no pequeno lago que fica nas suas imediações, bem como a sua análise em laboratório usando lupas microscópicas. Além disso, os alunos puderam fazer viagens virtuais pela região do vale do Corgo e uma “viagem de comboio”, seguindo pelas margens dos rios Corgo, Douro e Tua, experimentando a sensação de viajar num meio de transporte antigo e admirando as diversas paisagens que tal oferecia.
 
Se no período da manhã a experiência de condução de veículos “na rua” tinha levado as crianças ao rubro, a vivência de uma tarde em registo de trabalho científico na natureza possibilitou sorrisos ainda mais abertos e a experimentação de sensações completamente inusitadas nos mais novos, pois não é todos os dias que se contacta com girinos e se toca em tritões…
 
As visitas de estudo realizadas superaram todas as espectativas. No seu conjunto, mas levando em consideração as suas especificidades, constituíram um forte contributo de Educação para a Cidadania através de atividades ricas e enriquecedoras de Educação Ambiental. Nelas estiveram presentes processos educativos que sintetizaram aprendizagens sobre a sustentabilidade realizadas ao longo do ano letivo: os comportamentos de segurança rodoviária, o respeito pelo ambiente usando meios de transporte não poluentes, bem como conhecendo e estimando os diversos seres vegetais e animais que constituem os ecossistemas que nos circundam.
 
Os docentes,
 
Hélder Marques, Joaquim Marques e Vítor Fernandes
 
17 de junho de 2024
 

Escola Pintor José de Brito revalidou o título de vencedor municipal das Olimpíadas de Educação Financeira

Mais de 650 turmas, de 50 municípios, que integram o projeto “No Poupar Está o Ganho”, competiram entre si nas Olimpíadas de Educação Financeira (OEF), da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (FACM). Através de um quiz digital foram postos à prova os conhecimentos que os alunos foram adquirindo ao longo do ano letivo, na área da literacia financeira, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, em articulação com as disciplinas de História e Geografia de Portugal e Geografia. O projeto, visa essencialmente, reforçar conhecimentos e competências de um comportamento financeiro responsável. 

Este ano, as Olimpíadas decorreram de 21 de fevereiro a 20 de março. O Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito, participou uma vez mais, nas Olimpíadas de Educação Financeira com as turmas do 4.º, 6.º, 7.º e 10.º ano de escolaridade. Das várias turmas que foram a concurso: a turma do 4ºB, sob a orientação do professor Hélder Marques, foi a vencedora do primeiro ciclo a nível municipal; a turma do 6.ºD, sob a orientação do professor Hugo Martins, foi a vencedora do 2.º ciclo a nível municipal e as turmas do 7.ºD e do 10.º B, sob a orientação da professora Inês Fundevila, foram as vencedoras municipais do 3.º ciclo e ensino secundário, respetivamente.

Pela quarta vez ininterruptamente, o APJB conseguiu sair vitorioso nestas Olimpíadas e pelo segundo ano consecutivo conseguiu ganhar três títulos.

Parabéns a todos os alunos, pelo envolvimento e espírito demonstrado!

Consulte as notícias dos vencedores municipais:

https://www.nopouparestaoganho.pt/news/228

https://nopouparestaoganho.us19.list-manage.com/track/click?u=24b7dff90e7f27673976d80ce&id=64e6f73353&e=0c174ec62a

Professores, Hélder Marques, Hugo Martins e Inês Fundevila

 
16 de junho de 2024
 
Leituras Ubuntu
 
No âmbito do Clube Ubuntu da Escola Básica e Secundária Pintor José de Brito, a professora Marilene Esteves dinamizou uma vez mais uma sessão de "Leituras Ubuntu" no Centro Social e Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, em articulação com a Biblioteca Escolar. Assim as alunas Daniela Barbosa, Francisca Ribeiro, Paola Maradey do 10º B puderam ler diversos poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen e Cecilia Meireles, entre outros, para os idosos que frequentam o centro de dia. Proporcionaram-se deste modo momentos de boa disposição, empatia e ternura, tendo a atividade culminado num pequeno lanche preparado para os mesmos, que deliciou os utentes desta instituição.
A participação dos alunos líderes Ubuntu nesta atividade reforçou, uma vez mais, o sentimento de pertença a esta comunidade e o compromisso com os valores Ubuntu, apostando assim na valorização da interdependência e da solidariedade.
 
Marilene Esteves
 
13 de junho de 2024
 

«Conta-me uma história»

Dando continuidade ao projeto «Histórias da Ajudaris24» (associação particular de caráter social e humanitário, de âmbito nacional, sem fins lucrativos), esteve presente na escola sede, no dia onze de junho, uma das suas voluntárias.

A voluntária Estefânia contou aos alunos das turmas do 5.º ano, uma história de um dos livros da «Ajudaris». Envolveu os alunos na descoberta do enredo e solicitou a participação de todos, para a elaboração de um alfabeto de animais, com rimas.

Os alunos envolveram-se com entusiasmo na atividade. As docentes de Português consideram que todas as iniciativas deste género, por mais simples que pareçam ser, contribuem para despertar nos alunos, o gosto pela leitura e escrita.

Olga Sousa

 
12 de junho de 2024
 
App MathCityMap no APJBrito
 
A App MathCityMap no APJBrito motivou, impulsionou e conduziu alegremente a população estudantil até à Matemática durante este ano letivo. Mas a viagem não se circunscreveu ao nosso Agrupamento e o ponto de chegada foi Frankfurt. Aliás, bisámos! Sim. Este foi o segundo encontro vivido nos dias 6,7 e 8 de junho. Convictos de que “Em qualquer aventura,/O que importa é partir, não é chegar.”1 já ambicionámos o próximo roteiro de viagem.
Assim, movidos pela aventura acreditamos noutras viagens pela viagem matemática! A vontade e a tenacidade continuarão a permitir-nos superar dificuldades para saborearmos o valor do conhecimento da Matemática e do conhecimento do Mundo que neste projeto abarca Portugal com o Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito enquanto representante português a colaborar com este grupo, passa por Espanha, Alemanha, Áustria e Eslováquia.
Pela Matemática vamos desde a cidade, ao país, à europa, ao Mundo com a App MathCityMap.
 
1 Miguel Torga, Viagem
 
Marta Santos
 
31 de maio de 2024
 

Miúdos a Votos 2023/24

No dia 8 de março de 2024, decorreu a eleição dos livros mais fixes nos Centros Escolares de Santa Marta de Portuzelo e Perre, na EB1 de Nogueira e na Escola Sede do Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito.

Durante os períodos estipulados, as mesas eleitorais estiveram abertas para que os alunos pudessem exercer o seu direito de voto, livre e secreto.

Após o período de escrutínio, os dados foram enviados aos responsáveis pela organização do Concurso Nacional Miúdos a Votos e as atas de apuramento da eleição dos livros mais fixes do nosso Agrupamento foram lidas nas salas das turmas/anos intervenientes no processo.

Os resultados nacionais foram divulgados, no dia 29 de maio, em cerimónia final de «Miúdos a Votos», que se realizou na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa (cf. https://visao.pt/visaojunior/miudos-a-votos/2024-05-30-miudos-a-votos-espetaculo-com-mensagens-que-podem-mudar-o-mundo/).

As diversas atividades desenvolvidas no APJBrito podem ser acompanhadas em https://padlet.com/bibliotecaapjb/mi-dos-a-votos-qual-o-livro-mais-fixe-rbj2ny80mq5o5xsd.

Miúdos a Votos é um bom exercício de cidadania que desenvolve a autonomia e a responsabilidade dos alunos.

Parabéns a todos os que se envolveram de forma ativa e empenhada.

A Coordenadora da EECE do APJB,

                                                                                                                                                                                                            Isabel Cruz 

18 de maio de 2024
 
 Clube Ubuntu - Dia Internacional de Viver Juntos em Paz
 
Os alunos do Clube Ubuntu assinalaram na nossa escola o Dia Internacional de Viver Juntos em Paz no dia 16 de maio. 
A Assembleia Geral da ONU, na sua resolução 72/130, declarou esta data, como meio de mobilizar regularmente os esforços da comunidade internacional para promover a paz, a tolerância, a inclusão, a compreensão e a solidariedade. O dia visa manter o desejo de viver e agir em conjunto, unidos nas diferenças e na diversidade, a fim de construir um mundo sustentável de paz, solidariedade e harmonia.
Assim,  após refletir sobre o significado da paz, os alunos elaboraram um cartaz com as suas reflexões, tendo de seguida as alunas do 10º B lançado no recreio Bolas de sabão pela paz , enviando com este gesto simbólico uma mensagem de Paz para o resto do mundo. Um mundo em que é necessário eliminar todas as formas de discriminação e intolerância, incluindo as baseadas na raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou outra, origem nacional, étnica ou social, propriedade, deficiência, nascimento ou outro estatuto.
 
Marilene Esteves
 
 
 
 
 

 

    

 

 

 

Semana da Leitura

Semana da Leitura 2023-24

25-04-2024 20:50
  15 a 26 de abril de 2024   Escola sede   EPE e 1.º...
>>

Clube de leitura

Sugestões do Clube da Leitura

28-09-2023 16:01
Sugestões do Clube da Leitura  
>>

Itens: 1 - 1 de 22

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Associação de Estudantes

Atividades

Atividades
    28 de março de 2024   Dia Mundial da Árvore - AEEPJB   Na passada quinta-feira, dia 21 de março, celebrou-se o Dia Mundial da Árvore e a Associação de Estudantes não podia deixar passar este...
>>

 

"10 minutos a ler"

 

 

 

Escrita criativa 

    

Já podes ler online a tua revista preferida.

Informa-te na BE

 

Cidadania

Por teu livre pensamento
 
Foram-te longe encerrar.
Tão longe que o meu lamento
Não te consegue alcançar
E apenas ouves o vento
E apenas ouves o mar.
 
Levaram-te a meio da noite:
A treva tudo cobria.
Foi de noite, numa noite
De todas a mais sombria.
Foi de noite, foi de noite,
E nunca mais se fez dia.
 
Ai dessa noite o veneno
Persiste em me envenenar.
Oiço apenas o silêncio
Que ficou no teu lugar
Ao menos ouves o vento!
Ao menos ouves o mar!
 
David Mourão-Ferreira

Sugestões de Leitura

Um Fogo Lento, Paula Hawkins

29-09-2021 17:49
Um homem é encontrado brutalmente assassinado em Londres, dentro de um barco, o que levanta uma série de questões sobre três mulheres que o conheciam. Laura é a jovem problemática que foi vista pela última vez com a vítima. Carla é a tia inconsolável, ainda de luto por outro familiar falecido...
>>
<< 4 | 5 | 6 | 7 | 8 >>

Visite!

 Agenda Cultural - junho

EXAMES

Informações e normativos legais

Informações e normativos legais
  Legislação Guia Geral de Exames 2021 Pré-Requisitos 2021 Resumo da Norma 02 Acesso ao Ensino Superior Candidatura online - pedido de senha DGES - Facebook      
>>

Procurar na página

© APJB Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode