26 de setembro de 2025
Viva o Dia Europeu das Línguas!
O plurilinguismo nunca foi tão premente! E a globalização enquanto demanda de uma integração e compreensão intercultural exige-nos uma viajem pelas diferentes línguas.
Embarquemos nesta viajem e apanhemos a onda da riqueza do património cultural da Europa
Vamos falar mais línguas?
Ousa…experimenta, linguareja, pronuncia, fala outro idioma e vive outra cultura.
Enriqueces-te e enriqueces o mundo!
Bora lá! (olha a diversidade linguística a falar por si…)
Dia: 26 de setembro
Local: Biblioteca Escolar
25 de setembro de 2025
Comemoração do Dia Europeu das Línguas
Projeto e-twinning “Babel Express”
A turma 8A iniciou o projeto eTwinning “Babel Express”, em colaboração com escolas da Roménia, Polónia, Ucrânia, Espanha, França, Sérvia, Grécia, Turquia, Geórgia e Arménia.
Este projeto celebra o
Dia Europeu das Línguas (26 de setembro), uma data instituída pelo Conselho da Europa para valorizar a diversidade linguística, promover a aprendizagem ao longo da vida e reforçar o diálogo intercultural.
Sendo a língua de comunicação do projeto o inglês, os alunos estão a desenvolver competências linguísticas essenciais e ganhar confiança numa língua que os une a colegas de toda a Europa.
Ao longo desta experiência, os alunos vão trocar ideias, resolver desafios e partilhar atividades, fortalecendo laços de amizade, cooperação internacional e respeito pela diversidade.
Porque cada língua é uma ponte e cada palavra tem o poder de aproximar corações.
Lia Cunha
18 de setembro de 2025
e-Twinning “My Life Toolbox”
O Agrupamento de Escolas dá início ao projeto eTwinning “My Life Toolbox”, envolvendo as turmas SM4A, SM4B, P4A e P4B. O arranque do projeto realizou-se com uma reunião online de docentes dos países parceiros, para planear as primeiras atividades e estabelecer objetivos comuns.
O projeto “My Life Toolbox” tem como objetivo ajudar os alunos do 1.º ciclo a desenvolver competências essenciais para a vida, integrando a aprendizagem da língua inglesa. Através de atividades criativas e da utilização de ferramentas Web 2.0, os alunos vão desenvolver competências emocionais, de comunicação, de resolução de problemas, colaborando com colegas de outros países.
Estamos entusiasmados com mais uma oportunidade de aprendizagem internacional, que promete tornar a experiência escolar ainda mais interativa, divertida e enriquecedora para todos os participantes.
Lia Cunha
2 de setembro de 2025
Bem-vindos de volta!
A escola estava vazia e, agora, com o regresso de toda a comunidade educativa, a magia e a alegria estão de volta aos corredores, às salas e à biblioteca. Que este novo ano letivo seja cheio de descobertas, aprendizagens e momentos inesquecíveis. Mal podemos esperar para embarcar nesta aventura convosco!
1 de agosto de 2025
Boas Férias e Boas Leituras!
O verão chegou, trazendo dias mais longos, cheios de sol e tempo para descansar. Mas é também a altura perfeita para embarcar em novas aventuras sem sair do lugar!
A equipa da biblioteca deseja a todos umas férias fantásticas e lembra que um bom livro pode ser o melhor companheiro de viagem. Seja na praia, no campo ou em casa, levem sempre uma história convosco. Descubram novos mundos, vivam grandes emoções e deixem a imaginação voar!
Boas leituras!
24 de julho de 2025
Projeto Co-Globe
Eis dois vídeos (um em português e outro em inglês) que mostram o trabalho efetuado pelas turmas SM1B, SM4A , SM4B e 7ºE, orientadas pelos docentes Hélder Marques, Joaquim Marques e Sílvia Silva, durante o ano letivo 2024/25, no âmbito do Projeto Co-creating Global Belonging – A whole school approach (Co-Globe).
#CoGlobe #globaleducation
Muito gratos!
Sílvia Silva, Hélder Marques e Joaquim Marques
22 de julho de 2025
Passeio Escolar a Madrid
Entre os dias 7 e 9 de julho, os alunos dos 9.º anos, juntamente com alguns estudantes do ensino secundário de Espanhol e ERMC, acompanhados por um grupo de docentes, embarcaram numa enriquecedora visita cultural à cidade de Madrid. Durante esta experiência única, tiveram a oportunidade de explorar alguns dos mais emblemáticos pontos da capital espanhola, com o apoio de um guia local. O programa incluiu visitas ao Museu Rainha Sofia, ao Museu de Cera, Parque Warner, ao icónico Estádio Santiago Bernabéu e a vários marcos históricos e culturais da cidade. Uma viagem que combinou aprendizagem, cultura e momentos de convívio entre todos os participantes.
7 de julho de 2025
Contos na Rádio – A voz dos nossos alunos em antena
No âmbito do projeto Contos na Rádio, desenvolvido em todas as Escolas do Agrupamento os alunos criaram e deram voz a histórias originais, gravadas nos estúdios da Rádio Alto Minho. Após a gravação, os podcasts foram escutados em sala de aula e partilhados com as famílias, promovendo a criatividade, a expressão oral e o envolvimento da comunidade educativa. Uma experiência enriquecedora que uniu imaginação, tecnologia e partilha!
2 de julho de 2025
Espero do leitor que abra um livro de poesia como se abre uma caixa de fósforos: fazendo a cada poema o que se faz quando se risca um fósforo, para que ele se acenda e o seu fogo ilumine ou incendeie quem o lê. 1
Eu acrescento … ao mergulhar na leitura de um romance que o sinta como quem o vive no quotidiano, e se for um policial? - que o siga e o persiga na busca da verdade…
É este um dos propósitos da leitura que é tanto mais enriquecedora quanto mais forem os livros que lermos.
Para o enriquecimento da nossa biblioteca e, consequentemente, para cada um dos leitores que solicita o este serviço, contribuíram Encarregados de Educação, Alunos, Avós dos Nossos Alunos, Professores e Amigos Leitores que graciosamente colocaram nas estantes da nossa biblioteca 480 títulos.
Só posso estar grata a cada um de Vós por tão generosa dádiva e esperar que o maior tributo aconteça: cada leitor descubra o prazer da leitura em cada um destes títulos e usufrua ou inicie a sua viagem enquanto leitor!
__________________________________
1 Nuno Júdice | Resposta ao "DN Artes" a propósito da questão colocada a sete poetas portugueses sobre a sua relação com os leitores.

2 de julho de 2025
Leituras Ubuntu
O Projeto Academia de Líderes Ubuntu permitiu, ao longo do ano, reforçar a missão da escola de formar cidadãos ativos, responsáveis, solidários e conscientes do seu papel na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. A filosofia Ubuntu – centrada na ideia de que “Eu sou porque tu és” – está em plena sintonia com os valores defendidos pela nossa escola, como o respeito pelo outro, a cooperação, a valorização da diversidade e o compromisso com o bem comum. Através das diversas visitas à Associação De Paralisia Cerebral de Viana do Castelo e da atividade "Leituras Ubuntu", no âmbito do Clube Ubuntu e da Biblioteca Escolar, promoveu-se o desenvolvimento integral dos alunos, não apenas ao nível académico, humano e social. Assim, estes momentos permitiram não só responder a necessidades concretas da comunidade, mas também fortalecer os laços entre os participantes e o meio envolvente, reafirmando a ideia de que a liderança deve estar ao serviço do bem comum e que, mesmo perante desafios, é possível agir com compaixão e coragem.
A educação transforma, mas é a solidariedade que humaniza!
Marilene Esteves