5 de dezembro
Escreve quem sente
VÍTOR FERNANDES - professor de Educação Física da Escola Pintor José de Brito
Uma escola a criar pessoas felizes
Foi assim, e de acordo com o previsto no Plano Anual de Atividades, que no passado dia 22 de novembro, o Grupo Disciplinar de Educação Física organizou mais uma Gala de Prémios de Mérito e Excelência, do Agrupamento Pintor José de Brito (APJB), cheia de arte, cultura e emoções à flor da pele.
Tratou-se de um evento especial, cujos destinatários foram os estudantes do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário que se destacaram, no ano transato, pelo seu desempenho escolar e desportivo. O programa decorreu no Pavilhão Municipal de Sta. Marta de Portuzelo, de Viana do Castelo, e pretendeu proporcionar aos participantes homenageados uma noite inesquecível.
Podemos mesmo dizer que a música e a dança foram a linguagem e a alma das palavras que ficaram presas dentro do seu próprio significado, libertando a força da emoção de um modo tão forte que provavelmente nenhuma outra forma de arte o conseguiria.
Este evento visou premiar o mérito, a dedicação e o esforço dos alunos, bem como tudo aquilo que o aluno é, e todos os que contribuíram para essa realidade, pois o sucesso não é unicamente individual.
Referimo-nos aos professores, que provocam a sede de saber e estimulam a curiosidade. A eles, agradecemos toda a compreensão, todo o apoio e toda a ajuda que presentearam, por forma a que cada aluno conseguisse superar as dificuldades e barreiras que encontraram pelo caminho; aos funcionários das nossas escolas, agradecemos por zelarem pelo templo do saber, pelos alunos e pela continuidade da educação; aos encarregados de educação, pais e demais familiares, agradecemos por serem o suporte, a fortaleza e a mão amiga que muitas vezes necessitamos; aos colegas e amigos, dos alunos, que não estão cá hoje, agradecemos o companheirismo, a partilha de histórias e de vivências e a força que muitas vezes transmitiram.
Aos alunos da banda The Same Way, que receberam os convidados e atuaram durante toda a Gala aquecendo o frio que se sentia fora do pavilhão; às alunas da Escola de Dança Open Dance School, bem como às alunas do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), que tiveram a honra de abrir o evento.
Seguiram-se várias atuações dos alunos do APJB, que nos bridaram com harmonias, melodias e notas, que soltaram a arte e a excelência, às alunas do 5.º e 7.º A.
A dança atravessou os tempos e com ela surgiram novas formas de dançar. Almas presas dentro de si, ideias, mensagens que passaram fronteiras da própria razão, significados que tentaram libertar a sociedade e assim, fomos premiados com uma atuação de patinagem a alto nível, da aluna Carolina Carvalhosa, do 12.º ano, turma B, do Ensino Secundário, do nosso Agrupamento.
Não poderíamos deixar passar este momento, sem agradecer à Câmara Municipal de Viana do Castelo, à Junta de Freguesia de Sta. Marta de Portuzelo, à Escola de Dança Open Dance School, à Banda The Same Way por estarem presentes neste acontecimento, que distingue o que de bom se faz na Pintor, bem como aos alunos do 2.º, 3.º CEB e Secundário, pelas excelentes atuações, às alunas Ana Francisca, Gabriel Silva, Inês Jorge, Lara Alves, Maria Silva, Sara Felgueira e Daniela Barbosa, do 11.º ano, turma B; às alunas Beatriz Moreira, do 10.º ano Turma C; que ajudaram e apoiaram este evento, aos nossos funcionários e aos do Pavilhão Municipal de Sta. Marta de Portuzelo, por todo o apoio no evento.
Por fim, um merecido e especial agradecimento à Direção e ao Grupo de Educação Física, por todo o acolhimento, prontidão e colaboração nas atividades que a nossa Escola realiza.
4 de dezembro de 2024
Palestra de Defesa Pessoal Promove Consciência e Segurança na Escola
Na tarde de hoje, a nossa escola teve o privilégio de receber o instrutor de Defesa Pessoal, David Joel, que aceitou gentilmente o nosso convite para partilhar o seu vasto conhecimento em desportos de combate com os alunos do oitavo e nono ano. A palestra, que se revelou um momento enriquecedor de partilha e consciencialização, abordou as especificidades desta modalidade, destacando tanto as vantagens de uma prática bem orientada quanto os sérios perigos de uma abordagem irrefletida e imatura.
David Joel, com a sua experiência e carisma, conseguiu captar a atenção dos alunos, que ouviram atentamente as suas palavras. Durante a sessão, foram partilhadas experiências que ilustraram a importância de praticar desportos de combate de forma responsável e segura. O instrutor enfatizou que, além de promover a saúde física e mental, a prática correta destes desportos tem de conciliar tanto o desenvolvimento de valores como a disciplina e o respeito.
Agradecemos ao instrutor David Joel pela sua disponibilidade e valiosa partilha, assim como enaltecemos a atitude exemplar dos nossos alunos. Estamos confiantes de que levarão consigo a mensagem de que todos devemos contribuir para uma escola segura, onde a convivência harmoniosa e feliz seja uma realidade diária.
Ivone Sá
2 de dezembro de 2024
Inclusão em construção
O Grupo de Educação Especial e o Serviço de Psicologia e Orientação Vocacional do Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito convidaram os docentes de Cidadania do 2.º e 3.º ciclos, os docentes do 1.º Ciclo do Ensino Básico e os Educadores de Infância, juntamente com as respetivas turmas, a participarem na construção de um puzzle subordinado ao tema "Inclusão em Construção". Cada turma criou, com muito empenho e originalidade, a sua peça, e o puzzle foi ganhando forma ao longo de toda a semana, no espaço da Biblioteca Escolar.
Este puzzle simboliza a construção da inclusão, em que cada um contribui com a sua parte, numa busca coletiva por “um lugar que todos queremos tornar mais próximo” (David Rodrigues).
Agradecendo a participação de todos, convidamos a comunidade educativa a visitar a Biblioteca Escolar, de 2 a 6 de dezembro de 2024, período durante o qual o puzzle estará em exposição.
Maria Isabel Carvalho
Coordenadora do Grupo de Educação Especial
28 de novembro de 2024
La Sainte Catherine - Desfile
23 de novembro de 2024
Projeto de leitura «Vamos ler?»
Os alunos do 6.º ano, da turma B, com a professora de Português e em colaboração com a BE, visitaram a turma SM4B do 4.º ano, da Escola Básica de Santa Marta de Portuzelo, no dia 22 de novembro.
Esta agradável visita, teve como objetivo a apresentação de um livro muito interessante. Os alunos do 6.º B leram o livro «Eu não Quero Ler!», de A. P. Hernández. Esta parte da atividade correu muito bem!
Após a leitura, pedimos aos alunos do 4.º ano, que organizassem ilustrações que resumiam a história que tinham ouvido. Ficaram todos muito entusiasmados.
Vamos voltar qualquer dia!
Olga Sousa
22 de novembro de 2024
Cerimónia de entrega dos prémios de mérito e excelência
2023-2024
22 de novembro de 2024
Les Chapeaux de la Ste Catherine
No dia 25 de novembro comemora-se o dia de Santa Catarina, padroeira das raparigas solteiras, as “Catherinettes”.
A tradição das “Catherinettes” remonta à Idade Média, época em que, todos os anos, em muitas igrejas, as raparigas, com mais de 25 anos, solteiras, renovavam o chapéu da imagem da Santa Catarina e saíam, em procissão, usando extravagantes chapéus por elas confecionados, em tons de verde e amarelo, na esperança de encontrar marido.
E porquê estas duas cores? O amarelo simboliza a prosperidade, a sabedoria e a família. O verde simboliza a esperança…de encontrar um bom marido.
E porque a tradição ainda é o que era, andam os alunos de Francês da nossa escola muito atarefados, no Clube de Francês, a idealizar chapéus extravagantes, únicos e originais.
A Biblioteca da escola foi o local escolhido para a exposição dos trabalhos numa festa de cor e alegria.
As professoras de Francês dão os parabéns a todos os participantes, pela sua criatividade e empenho.
Ana Isabel Ferreira
Gina Brazete
20 de novembro de 2024
Dia Universal dos Direitos da Criança
A 20 de novembro comemora-se um duplo aniversário que pretende alertar e sensibilizar para os direitos das crianças de todo o mundo: proclamação da Declaração dos Direitos da Criança e adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança.
Neste dia, e no âmbito do projeto e-Twinning “Let’s Celebrate European Dates”, a turma do 9.ºA deveria ter realizado um encontro online com as escolas parceiras, entre as quais uma escola da Ucrânia.
Porém, na segunda-feira, recebemos uma mensagem dizendo que devido ao grave bombardeamento de que o país foi alvo, a sua maior parte ficou privada de energia elétrica e sem acesso à internet e, pior que tudo, crianças impossibilitadas de ir à escola e a temer pela vida!
Este registo foi o nosso pequeno gesto encontrado para fazer valer este dia.
Lia Cunha
18 de novembro de 2024
Alunos da Pintor José de Brito vivenciam aventura inesquecível em Vigo!
Os alunos de Espanhol e Artes das turmas de 10.º e 11.º anos do Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito, em articulação com a disciplina de EMRC, regressaram radiantes de uma viagem de estudo a Vigo, realizada no dia 16 de novembro, uma experiência que ficará para sempre na memória de todos.
A aventura teve início numa animada viagem de comboio, onde a boa disposição e a expectativa por tudo o que estava por vir era evidente. Ao chegar à cidade galega, os alunos foram recebidos por um dia de sol e um ambiente natalício contagiante. As ruas vibrantes, com música de rua e decoração natalícia, criaram o cenário perfeito para explorar a cultura e a história de Vigo.
Os alunos conheceram o monumento da marina de Vigo, uma homenagem ao escritor Júlio Verne, um dos embaixadores literários da cidade e a visita ao Museu Marco proporcionou uma imersão na arte contemporânea. Por outro lado, as compras no El Corte Inglés foram uma oportunidade para conhecer as tradições locais e adquirir lembranças. Alargaram horizontes literários na livraria Casa del Libro, situada na famosa e comercial Calle Princípe.
Para recarregar as energias, as professoras e os alunos mais corajosos tiveram a oportunidade de saborear um delicioso almoço típico argentino no Milongas Parrillada. Os restantes preferiram trocar as pampas argentinas pelo reino do fast-food, escondidos atrás de embalagens de papel, saborearam os seus maravilhosos hambúrgueres. Afinal, quem precisa de chimichurri quando se tem ketchup?
A tarde foi marcada por momentos de pura adrenalina no baloiço panorâmico do Gran Vía de Vigo, que ofereceu uma vista espetacular da cidade. Para finalizar o dia em grande estilo, os alunos experimentaram os famosos churros com chocolate na Cafetería Luces de Bohemia e desfrutaram de um ambiente único no bar mais bonito de Vigo, o 20th Century Rock.
Além de todas as atividades, a viagem proporcionou uma excelente oportunidade para os alunos praticarem o espanhol em situações reais, desenvolvendo as suas competências de comunicação e expressão oral. A convivência em grupo e a participação em atividades lúdicas contribuíram para o fortalecimento dos laços de amizade e o desenvolvimento de competências sociais e emocionais.
Com certeza, esta viagem de estudo será lembrada por muito tempo como uma experiência enriquecedora e inesquecível para todos os alunos e professores envolvidos.
Susana Nunes, Marilene Esteves
17 de novembro de 2024
Liquiçá & APJB
Nas cidades a vida é mais pequena
Que aqui na [nossa escola] a meio deste outeiro.
Na cidade as grandes casas prendem a vista à chave,
Escondem o horizonte, empurram o nosso olhar para longe de todo o céu,
Tornam-nos pequenos porque nos tiram todo o tamanho para podermos olhar
E tornam-nos pobres porque a nossa única riqueza é [aprender].1
Como as palavras do Mestre (Alberto Caeiro) se tornam tão claras perante a realidade que presenciámos em Liquiçá. Contudo, a partilha é sempre enriquecedora e o conhecimento de outras realidades enriquece-nos.
Foi o que fizemos através de uma videochamada para apresentação dos alunos em Timor e os alunos do clube Ubuntu, da Pintor José de Brito, com a Biblioteca Escolar. Percebemos, com esta experiência que, quando a vontade de aprender impera, as condições em que a aprendizagem acontece são de somenos importância!
Deliciarmo-nos com os desenhos feitos pelos alunos de Liquiçá foi um privilégio. E tão grande que ficámos de olhar de todo o céu e coração cheio. Sensações e emoções que se entrelaçaram e que cresceram, quando nos apercebemos da realidade em que estas crianças aprendem.
Desta troca de experiências entre Timor e a Pintor resultou uma a avaliação que evidenciava o aprender como fonte de saber e de alegria. Avaliação que nos levou a refletir como com tão pouco se faz tanto… e repensar em que reside, efetivamente, a vontade de aprender! Pois bons recursos económicos, condições para a aprendizagem, regalias sociais não sendo indispensáveis, quiçá, ajudem, quiçá, importantes, quiçá, necessárias, sem serem, quiçá, imprescindíveis, em Liquiçá!
1Alberto Caeiro, O Guardado de Rebanhos, poema VII (c/ adaptações)
Ana Ribeiro, Marilene Esteves, Isilda Silva
14 de novembro de 2024
1.º Prémio do concurso "DNA & Saúde"
Beatriz Pires e Rita Delgado, alunas do 12.º ano, foram agraciadas com o primeiro prémio (ex-aequo) pelo seu excelente trabalho DNA & Saúde, o que é motivo de grande orgulho para o Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito.
Desafiadas pela professora de Biologia, Olinda Ávila, apoiadas pela Escola e família, não tiveram dúvidas que poderiam realizar um bom trabalho mas estavam longe de imaginar uma vitória. O concurso, promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, INSA I.P., no âmbito das comemorações dos seus 125 anos, teve como objetivo despertar o interesse dos alunos sobre o DNA e a sua importância na saúde, além de enfatizar a sustentabilidade através da utilização de materiais reciclados na construção de modelos da dupla hélice de DNA.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo valorizou o esforço e dedicação destas alunas proporcionando a participação na cerimónia de entrega dos certificados, na Fundação Champalimaud, em Lisboa, no dia 12 de novembro. Terão ainda oportunidade de frequentar uma semana de estágio no Departamento de Genética Humana do INSA.
Continuem a desafiar-se e a explorar o vasto universo do conhecimento, pois é através da curiosidade e da dedicação que se constroem grandes futuros.
25 de outubro de 2024
O Apjbrito a ler mais e melhor!
6 de outubro de 2024
“Camões, Engenho e Arte”
Cantando espalhar[emos] por toda a escola, atividades em que toda a comunidade tomará parte, se a tanto [nos] ajudar o engenho e arte, para dar corpo com alma à celebração do V Centenário do Nascimento de Camões, que se intitula “Camões, Engenho e Arte”.
25A74: Caderneta c/ 25 cromos
25A74: Caderneta c/ 25 cromos
01-02-2024 06:07
25A74: caderneta c/ 25 cromos
A designada "revolução dos cravos"...
>>
———
LITERACIAS
2.º/3.ºCiclos
Literacias - Aprender com a Biblioteca Escolar
“As práticas das literacias da Informação pretendem dotar os alunos de conhecimentos que os capacitem para o acesso, produção e uso crítico da informação e ainda para uma comunicação eficaz, ética e socialmente responsável. O aluno procura,...
>>
———
Semana da Leitura
———
Associação de Estudantes
Atividades
28 de março de 2024
Dia Mundial da Árvore - AEEPJB
Na passada quinta-feira, dia 21 de março, celebrou-se o Dia Mundial da Árvore e a Associação de Estudantes não podia deixar passar este...
>>
———