20 de novembro de 2024
Cerimónia de entrega dos prémios de mérito e excelência
2023-2024
20 de novembro de 2024
Dia Universal dos Direitos da Criança
A 20 de novembro comemora-se um duplo aniversário que pretende alertar e sensibilizar para os direitos das crianças de todo o mundo: proclamação da Declaração dos Direitos da Criança e adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança.
Neste dia, e no âmbito do projeto e-Twinning “Let’s Celebrate European Dates”, a turma do 9.ºA deveria ter realizado um encontro online com as escolas parceiras, entre as quais uma escola da Ucrânia.
Porém, na segunda-feira, recebemos uma mensagem dizendo que devido ao grave bombardeamento de que o país foi alvo, a sua maior parte ficou privada de energia elétrica e sem acesso à internet e, pior que tudo, crianças impossibilitadas de ir à escola e a temer pela vida!
Este registo foi o nosso pequeno gesto encontrado para fazer valer este dia.
Lia Cunha
18 de novembro de 2024
Alunos da Pintor José de Brito vivenciam aventura inesquecível em Vigo!
Os alunos de Espanhol e Artes das turmas de 10.º e 11.º anos do Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito, em articulação com a disciplina de EMRC, regressaram radiantes de uma viagem de estudo a Vigo, realizada no dia 16 de novembro, uma experiência que ficará para sempre na memória de todos.
A aventura teve início numa animada viagem de comboio, onde a boa disposição e a expectativa por tudo o que estava por vir era evidente. Ao chegar à cidade galega, os alunos foram recebidos por um dia de sol e um ambiente natalício contagiante. As ruas vibrantes, com música de rua e decoração natalícia, criaram o cenário perfeito para explorar a cultura e a história de Vigo.
Os alunos conheceram o monumento da marina de Vigo, uma homenagem ao escritor Júlio Verne, um dos embaixadores literários da cidade e a visita ao Museu Marco proporcionou uma imersão na arte contemporânea. Por outro lado, as compras no El Corte Inglés foram uma oportunidade para conhecer as tradições locais e adquirir lembranças. Alargaram horizontes literários na livraria Casa del Libro, situada na famosa e comercial Calle Princípe.
Para recarregar as energias, as professoras e os alunos mais corajosos tiveram a oportunidade de saborear um delicioso almoço típico argentino no Milongas Parrillada. Os restantes preferiram trocar as pampas argentinas pelo reino do fast-food, escondidos atrás de embalagens de papel, saborearam os seus maravilhosos hambúrgueres. Afinal, quem precisa de chimichurri quando se tem ketchup?
A tarde foi marcada por momentos de pura adrenalina no baloiço panorâmico do Gran Vía de Vigo, que ofereceu uma vista espetacular da cidade. Para finalizar o dia em grande estilo, os alunos experimentaram os famosos churros com chocolate na Cafetería Luces de Bohemia e desfrutaram de um ambiente único no bar mais bonito de Vigo, o 20th Century Rock.
Além de todas as atividades, a viagem proporcionou uma excelente oportunidade para os alunos praticarem o espanhol em situações reais, desenvolvendo as suas competências de comunicação e expressão oral. A convivência em grupo e a participação em atividades lúdicas contribuíram para o fortalecimento dos laços de amizade e o desenvolvimento de competências sociais e emocionais.
Com certeza, esta viagem de estudo será lembrada por muito tempo como uma experiência enriquecedora e inesquecível para todos os alunos e professores envolvidos.
Susana Nunes, Marilene Esteves
17 de novembro de 2024
Liquiçá & APJB
Nas cidades a vida é mais pequena
Que aqui na [nossa escola] a meio deste outeiro.
Na cidade as grandes casas prendem a vista à chave,
Escondem o horizonte, empurram o nosso olhar para longe de todo o céu,
Tornam-nos pequenos porque nos tiram todo o tamanho para podermos olhar
E tornam-nos pobres porque a nossa única riqueza é [aprender].1
Como as palavras do Mestre (Alberto Caeiro) se tornam tão claras perante a realidade que presenciámos em Liquiçá. Contudo, a partilha é sempre enriquecedora e o conhecimento de outras realidades enriquece-nos.
Foi o que fizemos através de uma videochamada para apresentação dos alunos em Timor e os alunos do clube Ubuntu, da Pintor José de Brito, com a Biblioteca Escolar. Percebemos, com esta experiência que, quando a vontade de aprender impera, as condições em que a aprendizagem acontece são de somenos importância!
Deliciarmo-nos com os desenhos feitos pelos alunos de Liquiçá foi um privilégio. E tão grande que ficámos de olhar de todo o céu e coração cheio. Sensações e emoções que se entrelaçaram e que cresceram, quando nos apercebemos da realidade em que estas crianças aprendem.
Desta troca de experiências entre Timor e a Pintor resultou uma a avaliação que evidenciava o aprender como fonte de saber e de alegria. Avaliação que nos levou a refletir como com tão pouco se faz tanto… e repensar em que reside, efetivamente, a vontade de aprender! Pois bons recursos económicos, condições para a aprendizagem, regalias sociais não sendo indispensáveis, quiçá, ajudem, quiçá, importantes, quiçá, necessárias, sem serem, quiçá, imprescindíveis, em Liquiçá!
1Alberto Caeiro, O Guardado de Rebanhos, poema VII (c/ adaptações)
Ana Ribeiro, Marilene Esteves, Isilda Silva
14 de novembro de 2024
1.º Prémio do concurso "DNA & Saúde"
Beatriz Pires e Rita Delgado, alunas do 12.º ano, foram agraciadas com o primeiro prémio (ex-aequo) pelo seu excelente trabalho DNA & Saúde, o que é motivo de grande orgulho para o Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito.
Desafiadas pela professora de Biologia, Olinda Ávila, apoiadas pela Escola e família, não tiveram dúvidas que poderiam realizar um bom trabalho mas estavam longe de imaginar uma vitória. O concurso, promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, INSA I.P., no âmbito das comemorações dos seus 125 anos, teve como objetivo despertar o interesse dos alunos sobre o DNA e a sua importância na saúde, além de enfatizar a sustentabilidade através da utilização de materiais reciclados na construção de modelos da dupla hélice de DNA.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo valorizou o esforço e dedicação destas alunas proporcionando a participação na cerimónia de entrega dos certificados, na Fundação Champalimaud, em Lisboa, no dia 12 de novembro. Terão ainda oportunidade de frequentar uma semana de estágio no Departamento de Genética Humana do INSA.
Continuem a desafiar-se e a explorar o vasto universo do conhecimento, pois é através da curiosidade e da dedicação que se constroem grandes futuros.
14 de novembro de 2024
Projeto e-twinning “Exploring Landmarks”
A turma 7A tem vindo a desenvolver o projeto e-twinning “Exploring Landmarks”, com colegas de escolas da Turquia, Polónia e Roménia. Este projeto permite o desenvolvimento da língua inglesa, das competências digitais e dos horizontes culturais, sociais e históricos dos alunos. Os mesmos já escreveram cartas e receberam a correspondência dos colegas da Polónia e da Turquia, o que lhes permitiu conhecer novas cidades e realidades e fazer amizades internacionais.
Ver vídeo: https://youtu.be/la-mNgGzyzM
E-twinning project “Exploring Landmarks”
Class 7A has developed the e-twinning project “Exploring Landmarks”, with colleagues from schools in Turkey, Poland and Romania. This project allows the development of the English language, digital skills and the students' cultural, social and historical horizons. They have already written letters and received correspondence from colleagues in Poland and Turkey, which has allowed them to discover new cities and realities and make international friends.
Watch full video here: https://youtu.be/la-mNgGzyzM
Lia Cunha
8 de novembro de 2024
1.º Prémio do concurso "DNA & Saúde"
A Pintor José de Brito vê mais uma vez os seus alunos serem distinguidos pela excelência do seu trabalho. Desta vez com um vídeo que venceu o 1.º Prémio do concurso "DNA & Saúde", promovido pelo Instituto Ricardo Jorge.
A Aula de AI (Aplicações de Informática) e o pensamento nas moléculas de DNA foi o propósito da viagem de duas alunas para o que vejo a cada momento/é aquilo que nunca antes eu tinha visto,1 … SIM!!!!!!!!!!! as teclas dos computadores despertaram estas duas alunas para um projeto assente na eterna novidade do mundo,2 pois após olharem para os teclados dos mais diversos computadores tiveram a ideia de os converter em moléculas…
Mas a sua genialidade não se esgota aqui, uma vez que a reutilização de materiais foi basilar para o trabalho após uma visita ao depositrão da escola, com autorização da Direção.
Este trabalho foi um compromisso assumido pelas alunas: Rita Delgado e Beatriz Pires, pela professora de Biologia, …… que as acompanhou e pela família que as apoiou incondicionalmente.
A comunidade educativa da Escola Pintor José de Brito está orgulhosa e só pode estar grata pelo empenho demonstrado por todos e parabenizar-vos pela obtenção de tão almejado prémio: um estágio de uma semana no departamento de genética humana no INSA.
----------------------------------
1Alberto Caeiro, “O Guardador de Rebanhos”, poema II
2 op. Cit.
8 de novembro de 2024
"Día de los muertos"
O "día de los muertos" ocorre anualmente no dia 2 de novembro e é uma celebração tradicional mexicana, sendo uma das festividades mais marcantes e cativantes.
O grupo de Espanhol do Agrupamento Pintor José de Brito decidiu entrar no espírito e realizou, este ano, em articulação com a disciplina de Português, um concurso de caveiras literárias para os alunos do 8'ano. Paralelamente, construiu um "altar de muertos" na Biblioteca da Escola e convidou toda a comunidade educativa a visitar esta exposição, que nos permite olhar o fim da vida de uma outra forma, colorindo, ainda que por breves momentos, aquela que é a nossa ideia da morte.
Os alunos de espanhol tiveram ainda a oportunidade de realizar um "escape room" sobre o tema, o que lhes permitiu explorar vários elementos relacionados com esta tradição.
Foi uma semana assustadoramente divertida!
Susana Nunes e Marilene Esteve
1 de novembro de 2024
"O Peso das Palavras", Luísa Sobral - Leituras Questionadas
Entre culturas, entre palavras, entro afetos, entre alunos, entre leituras…entre[tanto] que se aprendeu quando se ouviu “O peso das Palavras” .
Ficaram registos, ficaram memórias, ficaram rosas, não cardos … na alma de quem escutou, se maravilhou, se reviu e dá agora outra atenção ao “peso do elefante” e à leveza do rouxinol!!!!!!!
MIBE permitiste-nos questionar para crescer e aprender, logo, seria de pensar passares a ser +MIBE entre nós, leitores da Pintor.
Obrigada a todos!
Isilda Silva
1 de novembro de 2024
Os alunos do 9.º Ano decoram o Bloco C da Pintor
Os alunos do 9.º ano de Inglês da Pintor entraram no espírito de Halloween e decoraram portas e paredes com frases assustadoras e árvores terríficas. As decorações criaram um ambiente arrepiante, com mensagens misteriosas e elementos sinistros que surpreenderam a todos. Esta iniciativa, além de promover a criatividade e o trabalho em equipa, proporcionou uma oportunidade para os alunos explorarem a língua inglesa de forma lúdica e culturalmente enriquecedora.
Professora responsável: Carla Valinho
1 de novembro de 2024
Let's Celebrate Halloween
No nosso Agrupamento, os alunos dos 1.º e 2.º ciclos criaram a mais espetacularmente assustadora exposição de sempre. Os alunos do 2.º ciclo foram desafiados a realizar trabalhos originais e, ao que parece, as bruxas perderam todos os seus sapatos nas escolas básicas! O resultado foi uma exposição assombrosamente criativa e original, com recurso à reutilização de materiais, patente em espaços comuns das diferentes escolas do Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito.
Obrigada a todos os envolvidos!
As professoras responsáveis
Mónica Felgueiras, Lia Cunha, Alexandra Nossa e Maria José Guimarães
30 de outubro de 2024
Crescer em Segurança no APJB
Este projeto visa a implementação de uma “cultura de segurança e saúde” no Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito.
Isabel Cruz
28 de outubro de 2024
Exposição sobre os Descobrimentos Marítimos
Começou hoje, no bar dos alunos na PJB, uma exposição dedicada aos Descobrimentos Marítimos, realizada pelos alunos do 8.º ano no âmbito da disciplina de História. A mostra destaca o impacto das grandes navegações portuguesas, explorando mapas, rotas e figuras históricas da época. Podem visitar a exposição até à próxima segunda-feira, dia 4 de novembro.
Márcia Carvalhido
27 de outubro de 2024
25 de outubro de 2024
O Apjbrito a ler mais e melhor!
6 de outubro de 2024
“Camões, Engenho e Arte”
Cantando espalhar[emos] por toda a escola, atividades em que toda a comunidade tomará parte, se a tanto [nos] ajudar o engenho e arte, para dar corpo com alma à celebração do V Centenário do Nascimento de Camões, que se intitula “Camões, Engenho e Arte”.
25A74: Caderneta c/ 25 cromos
25A74: Caderneta c/ 25 cromos
01-02-2024 06:07
25A74: caderneta c/ 25 cromos
A designada "revolução dos cravos"...
>>
———
LITERACIAS
2.º/3.ºCiclos
Literacias - Aprender com a Biblioteca Escolar
“As práticas das literacias da Informação pretendem dotar os alunos de conhecimentos que os capacitem para o acesso, produção e uso crítico da informação e ainda para uma comunicação eficaz, ética e socialmente responsável. O aluno procura,...
>>
———
Semana da Leitura
———
Associação de Estudantes
Atividades
28 de março de 2024
Dia Mundial da Árvore - AEEPJB
Na passada quinta-feira, dia 21 de março, celebrou-se o Dia Mundial da Árvore e a Associação de Estudantes não podia deixar passar este...
>>
———
As árvores e os livros
As árvores como os livros têm folhas
e margens lisas ou recortadas,
e capas (isto é copas) e capítulos
de flores e letras de oiro nas lombadas.
E são histórias de reis, histórias de fadas,
as mais fantásticas aventuras,
que se podem ler nas suas páginas,
no pecíolo, no limbo, nas nervuras.
As florestas são imensas bibliotecas,
e até há florestas especializadas,
com faias, bétulas e um letreiro
a dizer: «Floresta das zonas temperadas».
É evidente que não podes plantar
no teu quarto, plátanos ou azinheiras.
Para começar a construir uma biblioteca,
basta um vaso de sardinheiras.
Jorge Sousa Braga