3 de setembro  de 2024
 
O Painel da Cidadania na Pintor José de Brito
 
Em A Cidade e as Serras Fradique Mendes diz-nos que "a arte é um resumo da Natureza feito pela imaginação", nós dizemos que a arte é uma criação orientada pelo Professor Rui Parente e concretizada pelos alunos do 8.º ano de escolaridade.
Hoje, pudemos constatá-lo na cerimónia de inauguração do Painel da Cidadania. Uma obra de arte criada pelo Professor Rui Parente inspirada nos desenhos dos alunos do 8.º ano, durante o ano letivo 2019-2020.
O painel, realizado em tinta acrílica e caneta Posca sobre tela, é um testemunho da visão dos nossos alunos sobre a cidadania e será um marco importante para a nossa comunidade escolar.
Parabenizamos todos os envolvidos nesta obra de arte!
 
 
Ivone Sá
 
30 de agosto de 2024

 

Aprender a estudar

Estudar é muito importante, mas pode-se estudar de várias maneiras…
Muitas vezes estudar não é só aprender o que vem nos livros.

Estudar não é só ler nos livros que há nas escolas.
É também aprender a ser livres, sem ideias tolas.
Ler um livro é muito importante, às vezes, urgente.
Mas os livros não são o bastante para a gente ser gente.
É preciso aprender a escrever, mas também a viver, mas
também a sonhar.
É preciso aprender a crescer, aprender a estudar.
Aprender a crescer quer dizer:
aprender a estudar, a conhecer os outros, a ajudar os outros, a viver com os outros.
E quem aprende a viver com os outros aprende sempre a viver bem consigo próprio.
Não merecer um castigo é estudar.
Estar contente consigo é estudar.
Aprender a terra, aprender o trigo e ter um amigo também é estudar.
Estudar também é repartir, também é saber dar o que a gente souber dividir para multiplicar.
Estudar é escrever um ditado sem ninguém nos ditar;
e se um erro nos for apontado é sabê-lo emendar.
É preciso, em vez de um tinteiro, ter uma cabeça que saiba pensar, pois, na escola da vida, primeiro está saber estudar.
Contar todas as papoilas de um trigal é a mais linda conta que se pode fazer.
Dizer apenas música, quando se ouve um pássaro, pode ser a mais bela redação do mundo…

Estudar é muito, mas pensar é tudo!

                                                                                                                                 Ary dos Santos

Também é preciso aprender a pensar, vai à tua Biblioteca e encontrarás o caminho dessa aprendizagem…

A equipa da BE.

 
 
14 de agosto de 2024
 
Iuri Leitão
Publicamos a entrevista realizada pelos alunos do sétimo ano:  Lia Martins, Henrique Amaro e Carolina Caravela para o concurso "Jornalistas em Rede", no ano letivo 2023-24.
 
 
 5 de agosto de 2024
 
Boas férias e boas leituras!
 
 
A equipa da BE.
 
 
11 de julho de 2024
 
 Recomendações do 1.º semestre de 2024
 
As recomendações do 1.º semestre de 2024 já se encontram disponíveis no catálogo PNL.
 
 
 
11 de julho de 2024
 
 “Isto é inclusão desportiva ao mais alto nível”
 
Afonso Amorim, um aluno de 12 anos, com trissomia 21, tem dificuldades de comunicação, mas o seu sorriso rasgado fala, quando está dentro de água num kayak, com o monitor Paulo Santos. É um dos 67 estudantes com deficiência ou incapacidade, que beneficiam do projeto “Náutica para Todos”, em Viana do Castelo.
 
 
 
4 de julho de 2024

Democracia e Participação no APJB

No decorrer do ano letivo, os alunos do     Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito     (AEPJB) participaram no Projeto Democracia e Participação | 50 anos de Abril | Orienta-te pela Liberdade com pesquisas e trabalhos que foram compilados em suporte digital.

Isabel Cruz

 
27 de junho de 2024

Gala Serafim Baganha

Parabéns, Margarida Ribeiro

Parabéns, Marta Alves!

Nós, comunidade educativa da Escola Pintor José de Brito, só podemos estar orgulhosamente felizes!

É verdade, o nosso Agrupamento continua a “brilhar”.

Todos crescemos e nos sentimos engrandecidos quando confrontados com alunas como vós. Para além de serdes alunas de excelência, sois excelentes pessoas. Dualidade que vos permitiu conquistar o Prémio de Mérito Escolar na Gala Serafim Baganha, que ocorreu no Auditório da Escola Secundária de Santa Maria Maior, no passado dia 22 de junho.

 
19 de junho de 2024
 
Campanha de recolha para a associação RAV - Resgate Adoção Viana
 
No âmbito do projeto "Academia de líderes Ubuntu" e da unidade didática sobre a solidariedade e empreendedorismo lecionada na disciplina de Espanhol "El mundo en un clik", a aluna Beatriz Monteiro organizou e dinamizou com a colaboração dos alunos da sua turma, 9.º C, uma campanha de recolha para a associação RAV - Resgate Adoção Viana.  
Após a divulgação desta iniciativa no recinto escolar e nas redes sociais a campanha culminou com a entrega de bens alimentares para cães e gatos. Recolha conseguida no decorrer da atividade CAMINHAR/PEDALAR SOLIDÁRIO, PELA SAÚDE E AMBIENTE que aconteceu na escola no dia 13 de junho.
 
Os alunos do 9.º C, em nome da RAV e dos nossos amigos de quatro patas, agradecem à comunidade educativa os donativos angariados. 
 
 
 Marilene Esteves
 
18 de junho de 2024
 
13 de junho - CAMINHAR/PEDALAR SOLIDÁRIO, PELA SAÚDE E AMBIENTE
 
A atividade abriu com o prestigiado grupo de bombos e cabeçudos e seguiu com o “caminhar” ou o “pedalar” , segundo a vontade ou aptidão de cada um, sem esquecer de cumprir as regras de segurança!
 
Todos pelo ambiente,  pela saúde, pela proteção dos animais!
 
 
18 de junho de 2024
 

Democracia e Participação no APJB

No decorrer do ano letivo, os alunos do oitavo D participaram no Projeto Democracia e Participação | 50 anos de Abril | Orienta-te pela Liberdade do APJB com pesquisas e trabalhos integrados no Domínio de Autonomia Curricular (DAC)_Migrações, Refugiados e Direitos das Mulheres que foram compilados em suporte digital.

Trabalho realizado pelos alunos do 8.ºD

 
 
18 de junho de 2024
 
Projeto “Desporto Sobre Rodas” – 5 de junho, comemoração do Dia Mundial do Ambiente
 
No sentido de encerrar o Projeto “Desporto Sobre Rodas”, no âmbito do Desporto Escolar, no presente ano letivo, fazendo jus aos pressupostos que estiveram na base da sua conceção, os alunos do 4.º ano da EB de Santa Marta de Portuzelo (turmas SM4A e SM4B), no passado dia 5 de junho, fizeram uma visita de estudo a Vila Real.
 
A manhã foi preenchida com a deslocação à Escola Fixa de Segurança. Neste espaço, as crianças participantes, através da prática de condução de veículos em contexto especificamente organizado para o efeito (arruamentos, passadeiras e sinalética) e devidamente orientado por técnicos especializados, tiveram oportunidade de se confrontar com os desafios de segurança que se colocam quando se circula na rua ou em estrada. Puderam, ainda, experimentar a condução de veículos motorizados, em simuladores.
 
Depois de um almoço ao ar livre num parque junto ao rio Corgo, a tarde foi ocupada com a visita ao Centro de Ciência da cidade, na margem direita do rio, o que permitiu o contacto direto e ativo com a natureza. O Centro organizou atividades de observação e recolha de espécies vegetais e animais no pequeno lago que fica nas suas imediações, bem como a sua análise em laboratório usando lupas microscópicas. Além disso, os alunos puderam fazer viagens virtuais pela região do vale do Corgo e uma “viagem de comboio”, seguindo pelas margens dos rios Corgo, Douro e Tua, experimentando a sensação de viajar num meio de transporte antigo e admirando as diversas paisagens que tal oferecia.
 
Se no período da manhã a experiência de condução de veículos “na rua” tinha levado as crianças ao rubro, a vivência de uma tarde em registo de trabalho científico na natureza possibilitou sorrisos ainda mais abertos e a experimentação de sensações completamente inusitadas nos mais novos, pois não é todos os dias que se contacta com girinos e se toca em tritões…
 
As visitas de estudo realizadas superaram todas as espectativas. No seu conjunto, mas levando em consideração as suas especificidades, constituíram um forte contributo de Educação para a Cidadania através de atividades ricas e enriquecedoras de Educação Ambiental. Nelas estiveram presentes processos educativos que sintetizaram aprendizagens sobre a sustentabilidade realizadas ao longo do ano letivo: os comportamentos de segurança rodoviária, o respeito pelo ambiente usando meios de transporte não poluentes, bem como conhecendo e estimando os diversos seres vegetais e animais que constituem os ecossistemas que nos circundam.
 
Os docentes,
 
Hélder Marques, Joaquim Marques e Vítor Fernandes
 
17 de junho de 2024
 

Escola Pintor José de Brito revalidou o título de vencedor municipal das Olimpíadas de Educação Financeira

Mais de 650 turmas, de 50 municípios, que integram o projeto “No Poupar Está o Ganho”, competiram entre si nas Olimpíadas de Educação Financeira (OEF), da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (FACM). Através de um quiz digital foram postos à prova os conhecimentos que os alunos foram adquirindo ao longo do ano letivo, na área da literacia financeira, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, em articulação com as disciplinas de História e Geografia de Portugal e Geografia. O projeto, visa essencialmente, reforçar conhecimentos e competências de um comportamento financeiro responsável. 

Este ano, as Olimpíadas decorreram de 21 de fevereiro a 20 de março. O Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito, participou uma vez mais, nas Olimpíadas de Educação Financeira com as turmas do 4.º, 6.º, 7.º e 10.º ano de escolaridade. Das várias turmas que foram a concurso: a turma do 4ºB, sob a orientação do professor Hélder Marques, foi a vencedora do primeiro ciclo a nível municipal; a turma do 6.ºD, sob a orientação do professor Hugo Martins, foi a vencedora do 2.º ciclo a nível municipal e as turmas do 7.ºD e do 10.º B, sob a orientação da professora Inês Fundevila, foram as vencedoras municipais do 3.º ciclo e ensino secundário, respetivamente.

Pela quarta vez ininterruptamente, o APJB conseguiu sair vitorioso nestas Olimpíadas e pelo segundo ano consecutivo conseguiu ganhar três títulos.

Parabéns a todos os alunos, pelo envolvimento e espírito demonstrado!

Consulte as notícias dos vencedores municipais:

https://www.nopouparestaoganho.pt/news/228

https://nopouparestaoganho.us19.list-manage.com/track/click?u=24b7dff90e7f27673976d80ce&id=64e6f73353&e=0c174ec62a

Professores, Hélder Marques, Hugo Martins e Inês Fundevila

 
16 de junho de 2024
 
Leituras Ubuntu
 
No âmbito do Clube Ubuntu da Escola Básica e Secundária Pintor José de Brito, a professora Marilene Esteves dinamizou uma vez mais uma sessão de "Leituras Ubuntu" no Centro Social e Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, em articulação com a Biblioteca Escolar. Assim as alunas Daniela Barbosa, Francisca Ribeiro, Paola Maradey do 10º B puderam ler diversos poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen e Cecilia Meireles, entre outros, para os idosos que frequentam o centro de dia. Proporcionaram-se deste modo momentos de boa disposição, empatia e ternura, tendo a atividade culminado num pequeno lanche preparado para os mesmos, que deliciou os utentes desta instituição.
A participação dos alunos líderes Ubuntu nesta atividade reforçou, uma vez mais, o sentimento de pertença a esta comunidade e o compromisso com os valores Ubuntu, apostando assim na valorização da interdependência e da solidariedade.
 
Marilene Esteves
 
13 de junho de 2024
 

«Conta-me uma história»

Dando continuidade ao projeto «Histórias da Ajudaris24» (associação particular de caráter social e humanitário, de âmbito nacional, sem fins lucrativos), esteve presente na escola sede, no dia onze de junho, uma das suas voluntárias.

A voluntária Estefânia contou aos alunos das turmas do 5.º ano, uma história de um dos livros da «Ajudaris». Envolveu os alunos na descoberta do enredo e solicitou a participação de todos, para a elaboração de um alfabeto de animais, com rimas.

Os alunos envolveram-se com entusiasmo na atividade. As docentes de Português consideram que todas as iniciativas deste género, por mais simples que pareçam ser, contribuem para despertar nos alunos, o gosto pela leitura e escrita.

Olga Sousa

 
12 de junho de 2024
 
App MathCityMap no APJBrito
 
A App MathCityMap no APJBrito motivou, impulsionou e conduziu alegremente a população estudantil até à Matemática durante este ano letivo. Mas a viagem não se circunscreveu ao nosso Agrupamento e o ponto de chegada foi Frankfurt. Aliás, bisámos! Sim. Este foi o segundo encontro vivido nos dias 6,7 e 8 de junho. Convictos de que “Em qualquer aventura,/O que importa é partir, não é chegar.”1 já ambicionámos o próximo roteiro de viagem.
Assim, movidos pela aventura acreditamos noutras viagens pela viagem matemática! A vontade e a tenacidade continuarão a permitir-nos superar dificuldades para saborearmos o valor do conhecimento da Matemática e do conhecimento do Mundo que neste projeto abarca Portugal com o Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito enquanto representante português a colaborar com este grupo, passa por Espanha, Alemanha, Áustria e Eslováquia.
Pela Matemática vamos desde a cidade, ao país, à europa, ao Mundo com a App MathCityMap.
 
1 Miguel Torga, Viagem
 
Marta Santos
 

 

    

 

 

 

Sugestões de Leitura

A Tábua de Flandres, Arturo Pérez-Reverte

05-08-2024 17:23
No final do século XV, um velho mestre flamengo introduz num dos seus quadros um enigma que pode mudar a história da Europa. No quadro, o duque de Ostenburgo e o seu cavaleiro estão embrenhados numa partida de xadrez enquanto são observados por uma misteriosa dama vestida de negro. Todavia, à época...
>>
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Semana da Leitura

Semana da Leitura 2023-24

25-04-2024 20:50
  15 a 26 de abril de 2024   Escola sede   EPE e 1.º...
>>

Clube de leitura

Sugestões do Clube da Leitura

28-09-2023 16:01
Sugestões do Clube da Leitura  
>>

Itens: 1 - 1 de 22

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Associação de Estudantes

Atividades

Atividades
    28 de março de 2024   Dia Mundial da Árvore - AEEPJB   Na passada quinta-feira, dia 21 de março, celebrou-se o Dia Mundial da Árvore e a Associação de Estudantes não podia deixar passar este...
>>

 

"10 minutos a ler"

 

 

 

Escrita criativa 

    

Já podes ler online a tua revista preferida.

Informa-te na BE

 

Cidadania

As árvores e os livros
 
As árvores como os livros têm folhas
e margens lisas ou recortadas,
e capas (isto é copas) e capítulos
de flores e letras de oiro nas lombadas.
 
E são histórias de reis, histórias de fadas,
as mais fantásticas aventuras,
que se podem ler nas suas páginas,
no pecíolo, no limbo, nas nervuras.
 
As florestas são imensas bibliotecas,
e até há florestas especializadas,
com faias, bétulas e um letreiro
a dizer: «Floresta das zonas temperadas».
 
É evidente que não podes plantar
no teu quarto, plátanos ou azinheiras.
Para começar a construir uma biblioteca,
basta um vaso de sardinheiras.
 
Jorge Sousa Braga

Visite!

 Agenda Cultural - setembro

EXAMES

Informações e normativos legais

Informações e normativos legais
  Legislação Guia Geral de Exames 2021 Pré-Requisitos 2021 Resumo da Norma 02 Acesso ao Ensino Superior Candidatura online - pedido de senha DGES - Facebook      
>>

Procurar na página

© APJB Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode