18 de maio de 2024
 
 Clube Ubuntu - Dia Internacional de Viver Juntos em Paz
 
Os alunos do Clube Ubuntu assinalaram na nossa escola o Dia Internacional de Viver Juntos em Paz no dia 16 de maio. 
A Assembleia Geral da ONU, na sua resolução 72/130, declarou esta data, como meio de mobilizar regularmente os esforços da comunidade internacional para promover a paz, a tolerância, a inclusão, a compreensão e a solidariedade. O dia visa manter o desejo de viver e agir em conjunto, unidos nas diferenças e na diversidade, a fim de construir um mundo sustentável de paz, solidariedade e harmonia.
Assim,  após refletir sobre o significado da paz, os alunos elaboraram um cartaz com as suas reflexões, tendo de seguida as alunas do 10º B lançado no recreio Bolas de sabão pela paz , enviando com este gesto simbólico uma mensagem de Paz para o resto do mundo. Um mundo em que é necessário eliminar todas as formas de discriminação e intolerância, incluindo as baseadas na raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou outra, origem nacional, étnica ou social, propriedade, deficiência, nascimento ou outro estatuto.
 
Marilene Esteves
 
14 de maio de 2024
 
 25 de Abril, sempre! - Clube de Leitura e Clube de Robótica
 
No passado dia 7 de abril, os alunos do 4ºano do Centro Escolar de Santa Marta de Portuzelo deslocaram-se à escola sede para assistirem à peça “25 de Abril, sempre!”, representada pelos alunos do Clube de Leitura.
 
A atividade terminou com uma exposição de robôs criados pelos alunos do Clube de Robótica, subordinada ao mesmo tema e um concurso que apelava ao raciocínio lógico dos alunos.
 
Teresa Soares
 
 
10 de maio de 2024
 

A liberdade e o exercício da cidadania também se aprendem na escola – contributo para as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 na EB de Santa Marta de Portuzelo

No passado dia 30 de abril, na EB de Santa Marta de Portuzelo, comemorou-se, mais uma vez, a Revolução dos Cravos e, desta feita, os seus 50 anos. O trabalho realizado traduziu a dinâmica alcançada com o projeto “Crescer com ARTE” da disciplina de Oferta Complementar e, à semelhança de outras iniciativas no mesmo âmbito, materializou os pressupostos e objetivos do Projeto “Crianças e Jovens – Cidadãos, Hoje!”, nomeadamente possibilitar às crianças a aprendizagem da cidadania pelo exercício cidadão no espaço público, neste caso o da sua Escola.

Com o pretexto de inaugurar uma obra de arte que perpetuasse o contributo da Escola para as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, os alunos do quarto ano de escolaridade e os seus docentes, os professores Hélder Marques e Joaquim Marques, organizaram e operacionalizaram mais um momento de produção cultural que, durante a manhã, ofereceram à Escola e, ao fim da tarde, aos seus pais e demais convidados (Presidente da Junta de Freguesia, Direção do Agrupamento e alguns amigos que têm acompanhado o seu percurso escolar no 1.º ciclo – o Senhor Agostinho Mendes, a Presidente da Associação de Pais, estagiárias, uma doutoranda e docentes da Escola Superior de Educação do Instituo Politécnico de Viana do Castelo). Para o efeito, declamaram poesia produzida em tempo de ditadura (David Mourão-Ferreira, Jorge de Sena, Sophia de Mello Breyner Andresen, António Gedeão e José Carlos Ary dos Santos) e já depois do 25 de Abril (José Jorge Letria), e procederam à leitura dramatizada da obra O Tesouro, de Manuel António Pina.

A atividade culminou com a inauguração formal de um painel de azulejo afixado no exterior da Escola elaborado a partir do desenho de dois alunos do quarto ano (Gonçalo Vieira, da turma SM4A e Jéssica Resende, da turma SM4B), pelo Senhor Presidente da Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo e pela Adjunta da Direção, Professora Brígida Soares.

A atividade levada a efeito, plena de aprendizagens potencialmente significativas para os alunos envolvidos e indutora de outras tantas para todas as crianças da Escola nos domínios da História de Portugal, do Português e das Expressões Artísticas, constituiu-se como mais um momento forte de aprendizagem da liberdade e da cidadania. Foi um espaço e um tempo em que se cumpriu Abril – a educação e a cultura estiveram de mãos dadas e a escola exerceu, sobremaneira, uma das suas funções maiores, ou seja, contribuir para a construção de sentidos.

Joaquim Marques de Oliveira

Coordenador do Projeto “Crianças e Jovens – Cidadãos, Hoje!”

 
8 de maio de 2024
 
 

Todas as crianças precisam de alguém que se preocupe com elas. Esta é a verdade! E o nosso Agrupamento faz deste axioma o seu lema - todos os anos propicia aos alunos que vão mudar de ciclo de estudos e/ou “escolinha” um dia na nova escola.

Este ano não foi exceção, pois continuamos a acreditar que uma boa integração potencia um melhor desempenho tanto pessoal como académico.

Desejamos, por isso que cada criança ao [ver] / as pessoas que se cruzam, no início da/manhã, sem pensarem com quem se cruzam/ em cada início de manhã 1(…) sinta vontade e gosto de ir para a escola.

Nuno Júdice | "A pura inscrição do amor", pág. 27 | Publicações Dom Quixote, 1.ª edição. Jan. 2018

 
7 de maio de 2024
 
Projeto Gera t - Aprender "in loco"
Cada vianense dê voz à lenda e diga em Vi[Ana]  Vi[linho]. 
 
No dia 6 de maio, a turma do 7B da escola Pintor José de Brito, de Santa Marta de Portuzelo, esteve na Escola de Hotelaria e Turismo para apresentar o seu trabalho no âmbito do projeto Gera t.
No âmbito desse projeto Gera t, a turma do 7B teve como meta criar algo que deixasse uma marca para o futuro da comunidade onde a escola se insere. Atendendo aos vários atrativos turísticos da freguesia, a escolha recaiu sobre o Núcleo Museológico de Santa Marta, criado em 2017. 
Para melhor divulgar e dinamizar o espaço, a turma criou um vídeo promocional. O objetivo final é que este espaço ganhe notoriedade e que fique aberto pelo menos nos meses da época alta. O público-alvo é todas as pessoas que estejam interessadas em conhecer e preservar o património da região.
O trabalho apresentado na Escola de Hotelaria e Turismo foi um ponto de partida para este projeto embrionário, pelo que no próximo ano letivo se preveja dar continuidade. 
 
 
Hugo Martins
 
6 de maio de 2024
 
Os alunos do 5.º Ano deram as boas-vindas aos colegas do 4.º
 
No seguimento da atividade realizada na semana da leitura, a exploração da história "The Dot", de Peter Reynolds, por parte dos alunos do quarto e quintos anos, no dia da receção aos alunos do quarto ano, os alunos do quinto receberam os colegas que tinham deixado no ano anterior, para juntos “deixarem a sua marca” no Bloco B. Um trabalho de articulação e companheirismo que permitiu, não só o desenvolvimento linguístico, mas também reforçar laços de solidariedade, salientando a importância da resiliência e do papel de cada um de nós no desenvolvimento do outro. Porque,  “If I can make little dots, I can make big dots too.”
 
Lia  Cunha
 
 
Dia das Ciências - Receção aos alunos do 4.º ano
 
No passado dia 3 de maio os alunos da escola sede dos 9.º, 10.º, 11.º e 12.º anos de escolaridade receberam nos Laboratórios de Física, Química, Biologia, Matemática e Informática os alunos do 4.º ano das diferentes escolinhas do agrupamento.
 
Foi com muita satisfação que assistimos à prestação entusiástica dos alunos,  quando exploraram as diferentes atividades. Foram abordados e contextualizados, no quotidiano dos alunos, temas como o som, impulsão, densidade, pressão, miscibilidade de líquidos, indicadores ácido-base, as condições ideais de pH do solo para o cultivo  do cravo vermelho – Dianthus caryophyllus – símbolo da Revolução dos Cravos, entre outras atividades.
 
Foi um dia muito animado e uma experiência fantástica para todos, uma atividade a repetir no próximo ano letivo!
 
 
 
29 de abril de 2024
 
Churros con lecturas
 
No âmbito da semana da leitura, os alunos de Espanhol do 7°, 8° e 12° ano comemoraram com entusiasmo o dia do livro. Assim,  ouviram e leram a lenda de São Jorge, seguindo-se a degustação de churros com chocolate. Esta atividade permitiu aos alunos conhecerem a tradição catalã de oferecer rosas e livros no dia 23 de abril, provarem um doce típico do país vizinho, churros, promovendo deste modo o prazer da leitura.
 
Marilene Esteves
 
 

 

 

    

 

 

 

Semana da Leitura

Semana da Leitura 2023-24

25-04-2024 20:50
  15 a 26 de abril de 2024   Escola sede   EPE e 1.º...
>>

Clube de leitura

Sugestões do Clube da Leitura

28-09-2023 16:01
Sugestões do Clube da Leitura  
>>

Itens: 1 - 1 de 22

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Associação de Estudantes

Atividades

Atividades
    28 de março de 2024   Dia Mundial da Árvore - AEEPJB   Na passada quinta-feira, dia 21 de março, celebrou-se o Dia Mundial da Árvore e a Associação de Estudantes não podia deixar passar este...
>>

 

"10 minutos a ler"

 

 

 

Escrita criativa 

    

Já podes ler online a tua revista preferida.

Informa-te na BE

 

Cidadania

Por teu livre pensamento
 
Foram-te longe encerrar.
Tão longe que o meu lamento
Não te consegue alcançar
E apenas ouves o vento
E apenas ouves o mar.
 
Levaram-te a meio da noite:
A treva tudo cobria.
Foi de noite, numa noite
De todas a mais sombria.
Foi de noite, foi de noite,
E nunca mais se fez dia.
 
Ai dessa noite o veneno
Persiste em me envenenar.
Oiço apenas o silêncio
Que ficou no teu lugar
Ao menos ouves o vento!
Ao menos ouves o mar!
 
David Mourão-Ferreira

Sugestões de Leitura

O Miúdo Advogado, John Grisham

28-09-2023 16:16
Na pequena cidade de Strattenburg há muitos advogados e, embora tenha apenas treze anos, Theo Boone julga-se um deles. Theo conhece todos os juízes, polícias e funcionários do tribunal, e sabe imenso sobre leis. Sonha com um futuro na sala do tribunal, mas dá por sim numa muito antes do esperado....
>>
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Visite!

 Agenda Cultural - maio

EXAMES

Informações e normativos legais

Informações e normativos legais
  Legislação Guia Geral de Exames 2021 Pré-Requisitos 2021 Resumo da Norma 02 Acesso ao Ensino Superior Candidatura online - pedido de senha DGES - Facebook      
>>

Procurar na página

© APJB Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode