22 de fevereiro de 2025
Sessão de Sensibilização sobre "Internet Segura" para os alunos do 5.º ano
No passado dia 19 de fevereiro, os alunos do 5.º ano do Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito participaram numa sessão de sensibilização sobre "Internet Segura", uma iniciativa que teve como objetivo alertar para os riscos e perigos da navegação online.
A atividade, dinamizada pelos elementos do programa Escola Segura da GNR DE Viana do Castelo, permitiu aos alunos refletir sobre a importância da segurança digital, abordando temas como proteção de dados pessoais, perigos das redes sociais, cyberbullying e boas práticas na utilização da internet. De forma dinâmica e interativa, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e aprender estratégias para uma utilização mais segura e responsável da internet.
Esta atividades, inserida no Plano Anual de Atividades do Agrupamento, da responsabilidade do Grupo de Informática - Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, insere-se no compromisso do Agrupamento em promover a literacia digital e a segurança online, preparando os alunos para um uso consciente das tecnologias.
22 de fevereiro de 2025
22 de fevereiro de 2025
Ciclo de conferências para as escolas “Ousa Pensar | Edição 2025”
Decorreu no dia 18 de fevereiro de 2025, na escola Pintor José de Brito, uma apresentação, a cargo do autor do livro A Bebedeira de Kant, David Erlich, que relatou episódios — alguns deles bastante cómicos — da história da Filosofia. Desta forma pretendeu-se mostrar como a filosofia poderá estar presente no nosso dia-a-dia e nas nossas sociedades.
Estes episódios foram apresentados de uma forma breve e divertida. Os alunos participaram num jogo que consistia em respostas a questões relacionadas com a disciplina. A partir deste jogo e da apresentação destes episódios, os alunos foram convidados a refletir sobre alguns dos problemas com os quais as nossas sociedades se deparam e acabaram por constatar que, em muitos casos, há a repetição ainda que com roupagens diferentes de questões com as quais sempre nos debatemos.
Atividades como estas permitem-nos ver o modo como questões perenes para as quais os filósofos têm procurado resposta podem ser abordadas de forma eficaz por qualquer pessoa que se proponha pensar seriamente acerca das questões e esteja disposto a mudar de opinião, caso verifique que tem uma razão apropriada para tal.
Grupo de Filosofia
10 de fevereiro de 2025
Faz ouvir a tua voz!
No dia 5 de fevereiro, celebrou-se o Dia Mundial da Leitura em Voz Alta. Os alunos do APJB fizeram questão de assinalar a data, partilhando as suas experiências. A equipa da BE agradece a colaboração dos professores, pais e encarregados de educação e, claro, dos alunos. Esperamos que tenham desfrutado das leituras e que esta experiência tenha sido enriquecedora para todos!
6 de fevereiro de 2025
Encontro com...
Ontem, na Escola Pintor José de Brito, as turmas 5.ºC, 6.ºC e 7.ºE tiveram a oportunidade de participar num encontro muito especial com a escritora Xana Teixeira e o ilustrador Paulo Martinez. Esta atividade foi organizada pela equipa da Biblioteca Escolar (BE) e proporcionou aos alunos um momento inspirador de partilha e aprendizagem.
31de janeiro de 2025
Alunos Vivenciam Cultura Espanhola em Aula Gastronómica
Na última aula da disciplina de Espanhol continuação de 10.º ano, no âmbito da unidade "Buen Apetito", os estudantes de 10.º ano tiveram a oportunidade de experimentar a cultura espanhola de uma forma única: por meio da gastronomia. Cada aluno preparou e trouxe pratos típicos da culinária espanhola, utilizando receitas tradicionais para uma degustação especial.
A atividade, que combinou aprendizado linguístico e interculturalidade, contou com uma grande adesão e empenho de todos alunos. Entre os pratos apresentados, destacaram-se as famosas croquetas, a tradicional tortilla de patatas, os deliciosos pintxos, além de sobremesas como leche frita, tarta de queso vasca, buñuelos de calabaza, Tarta de Santiago e filloas gallegas.
Além de degustar os pratos, os estudantes compartilharam curiosidades sobre as receitas, os ingredientes e a história por trás de cada preparação, enriquecendo ainda mais a experiência. A iniciativa não apenas estimulou o aprendizado do idioma, mas também promoveu um contato direto com a cultura espanhola, tornando a aula dinâmica e envolvente.
A atividade foi um sucesso e reforçou a importância da vivência prática no ensino de línguas, aproximando os alunos do universo hispânico de forma saborosa e inesquecível.
¡Estaba todo riquísimo! ¡Enhorabuena a nuestros cocineros!
Marilene Esteves
28 de janeiro de 2025
Vamos cantar as janeiras…
No dia 27de janeiro, as crianças da educação pré-escolar e os alunos do 1.º ano da Escola Básica de Santa Marta de Portuzelo levaram a tradição das Janeiras à Escola Básica e Secundária Pintor José de Brito.
A sala dos professores e os serviços administrativos encheram-se com a alegria e o entusiasmo dos mais novos, que assim mantêm vivas as tradições. Assistiu-se a mais um momento inspirador de como a escola pode ser um espaço de aprendizagem e valorização cultural, onde as raízes históricas e culturais são transmitidas às gerações mais novas.
Preservar e partilhar estas tradições é essencial para a formação das crianças como cidadãos conscientes e conhecedores da sua herança cultural, promovendo a continuidade de valores que são parte integrante da nossa identidade coletiva.
Professora Brígida Soares
28 de janeiro de 2025
Alunos do 9.º ano realizaram visita de estudo a Braga
No âmbito da disciplina de português, no passado dia 24 de janeiro, os alunos do 9.º ano realizaram uma visita de estudo à cidade de Braga, combinando cultura e literatura numa jornada completa.
A manhã iniciou-se com uma visita a alguns espaços do emblemático Museu dos Biscainhos e a tarde ficou reservada ao teatro. No auditório VITA, alunos e professores assistiram a uma interpretação notável de uma das mais importantes obras vicentinas, obrigatória no programa de Português do ensino básico. A encenação, a cargo da companhia "Instantes d’Aplausos", destacou-se pela qualidade artística e pela capacidade de transmitir, de forma apelativa e didática, as mensagens e as críticas da obra vicentina.
Esta visita revelou-se uma experiência enriquecedora para os alunos, permitindo-lhes vivenciar o património cultural de forma prática e aproximar-se da riqueza literária e histórica portuguesas.
Professora Brígida Soares
25 de janeiro de 2025
Ler Camões
Ler Camões através de uma leitura simultânea de textos camonianos ou a partir da sua obra, tal como é sugerido pela RBE e em colaboração com a BE do Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito foi dar corpo ao nobre incitamento do nosso grande poeta “Que exemplos a futuros escritores, /Para espertar engenhos curiosos, /Para porem as coisas em memória, /Que merecerem ter eterna glória!” (Luís de Camões, Os Lusíadas, canto VII, est.82).
Todo o Agrupamento se envolveu e se superou para cumprir tal desiderato. Representantes da direção, professores, assistentes operacionais e administrativos e alunos conjugaram esforços e imbuídos de uma só vontade quiseram [por as coisas em memória] - uma sintonia sincrónica!
Pela entrega, pela colaboração, pela dedicação que consagraram a esta iniciativa só posso dizer que merecem um eterno reconhecimento.
Acredito que estas atividades inviabilizarão a assunção por cada um dos intervenientes o tão sentido e amargamente proferido pelo nosso Poeta “(…) que a razão/ De algum não ser por versos excelente, /É não se ver prezado o verso e rima, / Porque, quem não sabe arte, não na estima! (ibidem, canto V, est.97).
Digo-o pelo brilho espelhado em cada olhar em todas as modalidades de leitura levadas a cabo: dramatização do poema “Verdes são os campos”, leitura em sala de aula de um poema de Camões, leitura do poema “Mudam-se os tempos mudam-se as vontades”, em diferentes línguas (Inglês, Espanhol, Francês e Alemão) e sotaques (Português do Brasil), flashmob na cantina da escola, tendo por referência o sugerido na RBE, respetivamente, Ler Camões: juntos na escola, Ler Camões: sinfonia multilingue/Leitura em sequência, Ler Camões: em movimento.
Foi um trabalho colaborativo numa perspetiva tão horizontal quanto vertical que congregou toda a comunidade escolar.
6 de outubro de 2024
O Apjbrito a ler mais e melhor!
6 de outubro de 2024
“Camões, Engenho e Arte”
Cantando espalhar[emos] por toda a escola, atividades em que toda a comunidade tomará parte, se a tanto [nos] ajudar o engenho e arte, para dar corpo com alma à celebração do V Centenário do Nascimento de Camões, que se intitula “Camões, Engenho e Arte”.
25A74: Caderneta c/ 25 cromos
25A74: Caderneta c/ 25 cromos
01-02-2024 06:07
25A74: caderneta c/ 25 cromos
A designada "revolução dos cravos"...
>>
———
Miúdos a votos
Miúdos a votos 2024-25
A Rede de Bibliotecas Escolares e a revista VISÃO Júnior organizam anualmente a eleição na qual é dada a possibilidade às crianças e jovens de todas as escolas, de votarem no livro de que mais gostam, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real. Esta iniciativa constitui...
>>
LITERACIAS
2.º/3.ºCiclos
Literacias - Aprender com a Biblioteca Escolar
“As práticas das literacias da Informação pretendem dotar os alunos de conhecimentos que os capacitem para o acesso, produção e uso crítico da informação e ainda para uma comunicação eficaz, ética e socialmente responsável. O aluno procura,...
>>
———
Semana da Leitura
———
Associação de Estudantes
Atividades
28 de março de 2024
Dia Mundial da Árvore - AEEPJB
Na passada quinta-feira, dia 21 de março, celebrou-se o Dia Mundial da Árvore e a Associação de Estudantes não podia deixar passar este...
>>
———