25 de janeiro de 2025
 Ler Camões
 
Ler Camões através de uma leitura simultânea de textos camonianos ou a partir da sua obra, tal como é sugerido pela RBE e em colaboração com a BE do Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito foi dar corpo ao nobre incitamento do nosso grande poeta “Que exemplos a futuros escritores, /Para espertar engenhos curiosos, /Para porem as coisas em memória, /Que merecerem ter eterna glória!” (Luís de Camões, Os Lusíadas, canto VII, est.82).
Todo o Agrupamento se envolveu e se superou para cumprir tal desiderato. Representantes da direção, professores, assistentes operacionais e administrativos e alunos conjugaram esforços e imbuídos de uma só vontade quiseram [por as coisas em memória] - uma sintonia sincrónica!
Pela entrega, pela colaboração, pela dedicação que consagraram a esta iniciativa só posso dizer que merecem um eterno reconhecimento.
Acredito que estas atividades inviabilizarão a assunção por cada um dos intervenientes o tão sentido e amargamente proferido pelo nosso Poeta “(…) que a razão/ De algum não ser por versos excelente, /É não se ver prezado o verso e rima, / Porque, quem não sabe arte, não na estima! (ibidem, canto V, est.97).
Digo-o pelo brilho espelhado em cada olhar em todas as modalidades de leitura levadas a cabo: dramatização do poema “Verdes são os campos”, leitura em sala de aula de um poema de Camões, leitura do poema “Mudam-se os tempos mudam-se as vontades”, em diferentes línguas (Inglês, Espanhol, Francês e Alemão) e sotaques (Português do Brasil), flashmob na cantina da escola, tendo por referência o sugerido na RBE, respetivamente, Ler Camões: juntos na escola, Ler Camões: sinfonia multilingue/Leitura em sequência, Ler Camões: em movimento.
Foi um trabalho colaborativo numa perspetiva tão horizontal quanto vertical que congregou toda a comunidade escolar.
 
 
 
24 de janeiro de 2025
 
Ler Camões: em movimento
V Centenário do Nascimento de Camões com a iniciativa “Camões, Engenho e Arte”.
Um pouco mais de sol — e era brasa,
Um pouco mais de azul — e era além
Quase, Mário de Sá-Carneiro
 
Nós, alunos do Agrupamento de Escolas de Pintor José de Brito, quisemos um pouco mais de sol para dar corpo à celebração do nascimento do poeta dos poetas – Camões!
Quisemos um pouco mais de azul para dar alma a “Camões, Engenho e Arte” com leituras em movimento.
Para tal, ousamos levar a efeito a iniciativa de leitura simultânea de textos de Camões ou a partir da sua obra. Logo, uma experiência coletiva de leitura e apreciação da obra de Camoniana por todos os alunos deste Agrupamento.
Vamos, agora, debruçar-nos sobre a nossa performance num “flashmob”. Lemos, relemos, interpretámos, analisámos, partilhámos opiniões e chegámos ao poema Vós, Senhora, tudo tendes,/Senão que tendes os olhos verdes, que leva o sujeito poético a preterir o azul: Ouro e azul é a melhor/Cor porque a gente se perde;/Mas a graça desse verde, e como puderam ver foi dito por um aluno do 11.º ano, Gabriel Silva. Ousámos também imaginar a amada dos olhos verdes através da apresentação da nossa “deusa” que incita o diseur a declamar este vilancete.
Mas, desenganem-se, nem sempre o nosso poeta idolatra a sua amada, como normalmente acontece nos poemas que nos são mais familiares e que trabalhámos nalgumas aulas, pelo que contrapusemos a redondilha Catarina/ bem promete;/eramá! Como ela mente!
Foi para nós surpreendente e desafiante a dramatização de uma leitura partilhada por trinta e um alunos. Os premiados transfiguraram-se, foram poetas, sendo alunos...representaram e disseram esta redondilha.
Trabalhámos muito e com todo o empenho, pois tínhamos uma certeza: queríamos ser brasa, queríamos ir mais além numa leitura em movimento de dois poemas de Camões.
 
 
20 de janeiro de 2025
 

Campanha "Miúdos a Votos" arrancou hoje 

Teve início hoje, 20 de janeiro, a campanha "Miúdos a Votos", que mobiliza milhares de alunos de escolas portuguesas para defenderem os seus livros preferidos. Promovida pela VISÃO Júnior e pela Rede de Bibliotecas Escolares, a iniciativa pretende incentivar a leitura e a participação democrática, simulando um processo eleitoral real. Durante as próximas semanas, os alunos vão organizar debates, campanhas e ações de sensibilização para promover as suas obras favoritas.

 A votação final está marcada para o dia 12 de março.

19 de janeiro de 2025
 
Biblioteca da Escola EB de Santa Marta de Portuzelo promove leitura entre os mais novos
 
Nos dias 16 e 17, a Biblioteca Escolar da EB de Santa Marta de Portuzelo foi palco de uma atividade especial dedicada à promoção da leitura. As crianças do Jardim de Infância e os alunos da turma SM2A reuniram-se para ouvir histórias encantadoras, num momento que combinou magia e aprendizagem.
A sessão foi conduzida pela equipa da Biblioteca Escolar, composta pelas professoras Isilda Silva e Daniela Labandeiro, contando ainda com a colaboração da professora Marilene Esteves, voluntária de leitura. Com entusiasmo e criatividade, as histórias ganharam vida, despertando o interesse e a imaginação dos pequenos participantes.
Esta iniciativa reforça o papel da leitura como ferramenta essencial no desenvolvimento educativo e cultural das crianças, promovendo o gosto pelos livros desde tenra idade.
 
 
16 de janeiro de 2025
 
Escrever para vencer
 
As turmas B e C do oitavo ano de escolaridade assistiram ao Webinar “Jornalistas em rede - Público na escola”, promovido pelo Jornal Público, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares.
A iniciativa, destinada a docentes e alunos do terceiro ciclo e ensino secundário, decorreu no auditório do Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito.
Os participantes tomaram conhecimento dos prémios e das regras do concurso, cujo objetivo é incentivar e promover a escrita de reportagens e entrevistas junto do público juvenil. Tiveram, igualmente, oportunidade de ouvir os testemunhos de duas alunas vencedoras, bem como de professoras que já orientaram e acompanharam a elaboração de textos jornalísticos premiados e publicados.
Esperamos que as ideias e experiências partilhadas possam ter eco junto dos alunos da nossa escola, motivando-os a participar neste concurso.
 
Mafalda Guimarães e Margarida Fernandes, 8.ºC
 
 
16 de janeiro de 2025
Corta-Mato Distrital
 
No âmbito do projeto do Desporto Escolar, os alunos da Escola Pintor José de Brito, participaram no Corta-Mato Distrital, em Caminha, no dia 16 de janeiro de 2025.
De destacar:
- 2.º lugar do aluno Pedro Guia, no escalão Infantis A;
- 1.º lugar do aluno Martim Rodrigues, no escalão de Infantis B;
- 3.º lugar a nível coletivo, das alunas, no escalão de Infantis B Feminino (Irina Videira, Beatriz Costa, Beatriz Parente, Juliana Pereira, Matilde Valdrez e Carolina Rodrigues);
- 3.º lugar a nível coletivo, dos alunos, no escalão de Infantis B Masculino (Martim Rodrigues, Martim Domingues, Vicente Freitas, Eduardo Martins e Martinho Cruz);
- 3.º lugar a nível coletivo, dos alunos, no escalão de Juvenis Masculino (David Vieites, Fábio Lima, Simão Pedrosa, Diogo Palhares, Tomás Oliveira e Tiago Pereira).
Foi apurado para o Corta-Mato Nacional, o aluno Martim Rodrigues (1.º lugar).
Todos os outros alunos, não medalhados, estão igualmente de parabéns pelo excelente comportamento, fair play e desempenho demonstrado.
 
Cristina Carvalho
 
15 de janeiro de 2025
 

Vencedores das Coroas Natalícias

A comunidade escolar juntou-se para mais uma edição da atividade de criação de coroas natalícias, um evento que apelou ao convívio, à partilha e à solidariedade.

As coroas apresentadas destacaram-se pela sua beleza e graciosidade, complementando na perfeição as decorações acolhedoras das salas de aula e as mensagens que emocionaram a todos.

Um agradecimento especial a todos os que participaram — alunos, professores, funcionários e pais/encarregados de educação — por tornarem esta iniciativa um verdadeiro sucesso. 5.ºA, 6.ºB, 8.ºA, 8.ºB e 10.ºB foram as turmas vencedoras.

Parabéns a todos!

 
14 de janeiro de 2025
 

Ler Camões: «O dia em que nasci...»

A Rede de Bibliotecas Escolares, em colaboração com a Universidade de Coimbra, organizou recentemente um webinar de grande relevância dedicado a docentes e alunos do Ensino Secundário. O evento centrou-se na vida e obra do renomado poeta Luís de Camões, proporcionando uma oportunidade única para aprofundar conhecimentos sobre esta figura incontornável da literatura portuguesa.

A Biblioteca da Escola Pintor José de Brito esteve representada pelas turmas A e B do 10.º ano, que participaram ativamente nesta iniciativa. Esta experiência permitiu aos alunos enriquecerem o seu repertório cultural e académico, num ambiente de partilha de saberes promovido pela parceria entre estas instituições.

 

 
 
6 de outubro de 2024
 
O Apjbrito a ler mais e melhor!
 
 
 
 
6 de outubro de 2024
 
“Camões, Engenho e Arte”
 
Cantando espalhar[emos] por toda a escola, atividades em que toda a comunidade tomará parte,  se a tanto [nos] ajudar o engenho e arte, para dar corpo com alma à celebração do V Centenário do Nascimento de Camões, que se intitula “Camões, Engenho e Arte”.
 
 
 
 

25A74: Caderneta c/ 25 cromos

25A74: Caderneta c/ 25 cromos

01-02-2024 06:07
                                                               25A74: caderneta c/ 25 cromos A designada "revolução dos cravos"...
>>

 

    

 

Miúdos a votos

Miúdos a votos 2024-25

Miúdos a votos 2024-25
A Rede de Bibliotecas Escolares e a revista VISÃO Júnior organizam anualmente a eleição na qual é dada a possibilidade às crianças e jovens de todas as escolas, de votarem no livro de que mais gostam, replicando os procedimentos e as normas de uma eleição real. Esta iniciativa constitui...
>>
1 | 2 >>

LITERACIAS

2.º/3.ºCiclos

2.º/3.ºCiclos
Literacias - Aprender com a Biblioteca Escolar   “As práticas das literacias da Informação pretendem dotar os alunos de conhecimentos que os capacitem para o acesso, produção e uso crítico da informação e ainda para uma comunicação eficaz, ética e socialmente responsável. O aluno procura,...
>>

Semana da Leitura

Semana da Leitura 2023-24

25-04-2024 20:50
  15 a 26 de abril de 2024   Escola sede   EPE e 1.º...
>>

Associação de Estudantes

Atividades

Atividades
    28 de março de 2024   Dia Mundial da Árvore - AEEPJB   Na passada quinta-feira, dia 21 de março, celebrou-se o Dia Mundial da Árvore e a Associação de Estudantes não podia deixar passar este...
>>

Clube de leitura

Sugestões do Clube da Leitura

28-09-2023 16:01
Sugestões do Clube da Leitura  
>>

Itens: 1 - 1 de 22

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

"10 minutos a ler"

 

 

 

Cidadania

Procurar na página

© APJB Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode