20 de outubro de 2025
Dia Mundial do Animal na EB de Santa Marta de Portuzelo
No passado dia 10 de outubro comemorou-se o Dia Mundial do Animal, na EB de Santa Marta de Portuzelo, com a presença de voluntários do RAV (Resgate Adoção Viana Associação), onde as crianças puderam contactar com alguns cães bebés que tinham sido abandonados recentemente, abordar a problemática do abadono de animais, a importância destas associações e o seu apoio por todos. Neste sentido, foi feita uma doação a esta associação, de ração e outros objetos como brinquedos, resultantes da solidariedade das crianças e famílias.
Hélder Marques
20 de outubro de 2025
Dia Mundial da Alimentação na Pintor
No âmbito do Dia Mundial da Alimentação e sob o mote “De mãos dadas por melhores alimentos e um futuro melhor”, os alunos da nossa escola colocaram as mãos na massa, dando cor, sabor e vida a cada página do Livro Digital “Outono à Mesa”.
Inspire-se em receitas simples e criativas — do iogurte natural a pratos que celebram o melhor das frutas e legumes da época, contribuindo para um planeta com menos desperdício e mais sustentável.
Equipa PES | Clube EcoTerra
17 de outubro de 2025
Descrições de caricaturas de famílias famosas – 8.ºB
Os alunos do 8.ºB deram asas à imaginação e ao humor ao criar divertidas caricaturas de famílias famosas. Através de traços criativos e descrições cheias de personalidade, cada grupo apresentou uma versão única de celebridades conhecidas, destacando traços marcantes e situações engraçadas do dia a dia.
O resultado foi uma coleção de trabalhos cheios de talento, criatividade e boa disposição!
Susana Nunes
17 de outubro de 2025
Simulacro na EB 2/3 Pintor José de Brito
No dia 10 de outubro, houve um simulacro na EB 2/3 Pintor José de Brito para testar o plano de emergência da escola, com a colaboração dos alunos, professores e funcionários.
Todos desempenharam o seu papel, embora fossem detetadas algumas falhas na turma do 5.ºA.
Quando começou o simulacro, os alunos não respeitaram a distância a que deveriam estar da professora. Durante o trajeto para o ponto de encontro, alguns desrespeitaram as regras de segurança começando a correr. No ponto de encontro, alguns alunos começaram a brincar e a afastar-se da professora. No regresso à sala de aula não foram respeitadas as normas, porque os alunos passaram à frente do delegado de turma.
Após a conclusão deste simulacro, percebemos que nem todos os alunos estão consciencializados para as regras de segurança em caso de emergência, motivo pelo qual julgamos necessário que seja repetido para ajudar a superar as dificuldades sentidas.
André Ramos, 5.ºA

16 de outubro de 2025
Chá, Leituras e Consciência Rosa
Ontem, a Biblioteca Escolar uniu-se ao grupo Saúde do APJB para assinalar o Outubro Rosa e celebrar o Dia da Saúde da Mama. Entre chá, partilhas e leituras inspiradoras, celebrou-se a força, a solidariedade e a importância do cuidado com a saúde.
Um momento de convívio e reflexão, onde os livros e as palavras se juntaram à cor rosa pela causa de todos!
16 de outubro de 2025
A arte de viajar sem sair do sítio: o Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito assinala o Día de la Hispanidad com a chegada triunfal da "Maleta Viajera" que desencadeia a maior exposição de trabalhos em língua espanhola.
O Día de la Hispanidad (12 de outubro) não passou despercebido e foi comemorado no Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito no dia 13 de outubro, com um entusiasmo quase tão contagiante quanto o ritmo de uma sevilhana! A comemoração foi um autêntico mergulho cultural que começou logo à hora de almoço: a cantina, em modo internacional, serviu uma ementa tipicamente espanhola que fez os alunos e alguns professores questionarem-se se não deveriam ter começado a estudar Espanhol mais cedo, só para ter direito a uma fatia extra. Paralelamente, alguns espaços escolares ganharam vida com exposições vibrantes dos trabalhos realizados pelos alunos de espanhol, verdadeiras obras que demonstram que o talento artístico e o estudo de línguas podem perfeitamente coexistir.
Diz quem viu que as representações da cultura espanhola estavam tão autênticas que era quase possível sentir o cheiro a paella e ouvir o som das castanholas.
O momento alto foi a revelação do projeto do grupo de Espanhol, a famosa "Maleta Viajera": a biblioteca escolar transformou-se numa área de recolha de bagagem para três enormes maletas, cortesia da Consejería de Educación. Estas malas, porém, não continham recordações de férias nem outros "recuerdos" duvidosos, mas uma carga valiosa de livros, filmes e materiais didáticos em espanhol.
Em suma, foi um "Día de la Hispanidad" repleto de cultura, trabalho e uma pitada de boa disposição. O Agrupamento Pintor José de Brito prova, assim, que viajar não exige passaporte, basta abrir um livro (ou uma maleta!) em espanhol!
Será que os nossos alunos vão ser capazes de criar a sua Maleta?